terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dinheiro Virtual

Você já parou para pensar que hoje em dia a maioria das compras que fazemos são na verdade apenas números que vai e voltam e a gente na verdade nem vê a cor do dinheiro? Tipo, seria a mesma coisa se o dinheiro não existisse, apenas os números lá na nossa conta bancária vão mudando e tal. Eu ouvi dizer que ninguem sabe se realmente existe dinheiro em papel equivalente a todas as transações comerciais que são feitas... Mas não precisa, tipo, basta que acreditemos que o dinheiro exista e pronto...

Baseado nisso eu ouvi uma estória interessante que visa explicar para a gente como o dinheiro funciona. Me parece que a estória é verdadeira, mas eu não sei com certeza. Existia uma ilha e lá vivia umas tribos nativas lá da ilha. Eles faziam comércio um com o outro e tinham até um dinheiro deles. Era uma forma diferente do dinheiro que conhecemos, eles usavam uma grande pedra como dinheiro. Mas era ralmente grande, tipo, muito pesada para ficar carregando. Mas ainda assim a pedra era usada nas transações. Tipo, se eu quero comprar uma vaca de você, eu te dou a pedra e você me dá a vaca. Acontece que a pedra não era literalmente dada, ela ficava lá sempre no mesmo lugar, apenas mudava de dono. Então era como o nosso dinheiro, a gente não precisava necessariamente carregar ele com a gente.

Mas aquele tipo de pedra não existia na ilha, eles buscavam a pedra numa outra ilha distante, de barco, era bastante complicado. Um dia a galera foi na outra ilha buscar uma dessas pedras e quando eles tavam voltando veio uma tempestade e virou o barco deles. A pedra caiu no mar mas eles conseguiram se salvar. Voltaram para a ilha e contaram o ocorrido. O que se sucedeu é que a pedra começou a ser usada como dinheiro mesmo estando no fundo do mar. Ela ficava lá no fundo do mar e em cada transação mudava de dono, mas todo mundo sabia que tinha a pedra lá e tal.

Eu achei a estória engraçada pois é o mesmo que acontece com a gente hoje em dia. A gente usa o cartão de credito e beleza, o dinheiro tá lá no banco e para dizer a verdade ninguem sabe se está lá mesmo... teria que todo mundo tentar tirar o seu dinheiro do banco para ver se o dinheiro de todo mundo tá lá mesmo...

Obs - a estória da ilha é verdade, muito interessante, veja aqui.

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...