domingo, 11 de abril de 2010

Sobre catadores de lixo e corredores

Há alguns anos atrás eu li uma tese de um estudante da USP que se vestiu de catador de lixo e concluiu que eles eram discriminados pois as pessoas não falavam "Bom dia", não olhavam para eles e tal. O tempo passou e eu ouvi sobre esse argumento outras vezes, inclusive hoje ouvindo a CBN, onde alguns reporteres se vestiram de lixeiro para experimentar a indiferença.

Eu sempre achei isso cômico mais do que qualquer coisa. Eles deveriam ter se vestido de terno e gravata para ver se as pessoas falariam "Bom Dia"para eles. Não digo que não exista nada contra lixeiros, mas deveria ser feito um experimento comparando com outras profissões para ver qual a diferença. Eu diria que é possivel inclusive se argumentar que os catadores de lixo seriam mais bem tratados que outras profissionais... mas enfim, sem um experimento pode se argumentar qualquer coisa, e com um mal experimento pode se defender qualquer tese.

O meu primeiro pensamento quando ouço isso é que é furado pois na rua ninguém olha para ninguém. Mas espere, nem sempre! Os corredores, um indo pra lá, outro indo pra cá, eles se cumprimentam quando se cruzam! Bom, nem todos. Às vezes o seu "Good Morning" não é respondido - idiota, ele não me cumprimentou. Pensa que é melhor que eu. Pensa que corre mais que eu... Não, eu não penso isso. No mundo de hoje não faz sentido esperar estas coisas dos outros e nem julgá-los por olhar ou não para você. Talvez vc devesse correr pelado se quisesse que os outros te olhassem. Devemos fazer nossa parte e ficar felizes que a fizemos ao inves de amarrarmos nossa felicidade a reciprocidade dos outros. É mais ou menos assim que eu penso.

Em tempo, eu tentei analisar a situação mais de um ponto de vista do método científico. Uma vez um amigo de trabalho me disse que em sociologia, o Brasil era diferente do US pois os sociologos de lá são bons no método científico, experimentos, e pesquisas. Nao tenho nada contra os catadores de lixo, inclusive isso me faz lembrar de uma breve discussão que entrei, onde argumentei qu eos catadores de lixo e pedreiros deveriam ganhar mais do que os executivos, se formos ver pela importancia do trabalho que fazem. É uma questão complicada, mas enfim, o ponto é que o sistema capitalista e essa convenção de remuneração onde quem estudamais cresce mais e ganha mais não é nessariamente justa se vc olhar de fora do sistema. Enfim, vou ficar por aqui...

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...