terça-feira, 27 de abril de 2010

A história do Japão

E falando em documentários eu achei esse bastante interessante sobre a história do Japão. Fiquei surpreso quando disseram que os Portugueses foram os primeiros europeus a chegarem lá, pouco tempo depois de descobrirem o Brasil, e que muitos japoneses foram convertidos pelos missionários. Eu fico imaginando porque parece não ter havido o interesse dos portugueses de conquistar o Japão (ou será que não conseguiram?) e porque hoje o Cristianismo não é forte no Japão.

Uma coisa itneressante é que o Japão já era bastante evoluido quando os portugueses chegaram lá, e formavam um povo com costumes muito diferentes dos europeus. No livro Guns, Germs and Steal, que eu estou lendo, o autor diz que na maior parte das vezes os povos adquiriram a tecnologia de outros povos ao invés de inventá-las. Geralmente as tecnologias mais modernas eram assimiladas pelos povos que não a tinham e entravam em contato com elas, sendo que a não assimilação de uma nova tecnologia podia significar desvantagem em relação a outros povos e consequente extermínio. Mas ele cita um exemplo de um povo que rejeitou uma tecnologia moderna. Os Japoneses, quando entraram em contato com as armas de fogo dos europeus, acharam interessante e a copiaram. Mas depois eles a descartaram e voltaram a usar a espada como arma principal, devido a força que a tradição dos samurais tinha no Japão.

2 comentários:

Mayumi disse...

Pois é, Marcos. Quando os portuguses entraram em nagasaki, era exatamente com a missão de catequisar os japoneses. mas eles já seguiam a religião busdista. Houve muita polêmica quanto a isto, os budistas faziam as pessoas negarem o catolicismo fazendo-o pisar na imagem de Cristo colocada no chão (chamavam ewsta imagem de "Fumi-e"), para ver se eles eram capazes disso, e assim, constatavam se a pessoa era católica ou não. Não gosto muito desse tipo de "agressão", pois se as religiões são para, em parte pregar a paz e o amor, não tem sentido ficarem fazendo briga de poderes. Nunca entendi muito bem esta parte! Rsrs. Tá vendo? É por isso que não gostava da matéria história na escola! Rsrsrs.
É isso! Um escritor japonês que escreve muito sobre estas questões é o Shusaku Endo. Não sei se teria algum livro dele traduzido para o inglês. Até mais!

Marcos Sanches disse...

Uau, que aula, obrigado pela informações Mayumi! Eu também nunca gostei de história, na verdade odiava a matéria na escola, mas hoje eu vejo que muitas coisas interessantes aconteceram em um tempo tão diferente e a gente aqui nem consegue imaginar direito essas coisas pois a única coisa que somos familiares é o nosso mundo atual....

Abraços

Marcos

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...