sábado, 17 de abril de 2010

Nova conta de luz


A partir de agora a conta de luz é calculada com base no horário em que a eletricidade foi consumida. Mais ou menos como é a conta de telefone no Brasil. Pelo que entendi isso é um novo incentivo para as pessoas ocnsumirem menos nos horários de pico.

Achei muito boas as ferramentas que o site disponibiliza para ajudar a gente a controlar o consumo de eletricidade, muito embora a verdade é que acho que poucos acabam levando isso a sério, é igual academia né, a gente no começo vai todo dia depois o negócio degringola.

O gráfico aí mostra o meu consumo de eletricidade. O meu objetivo vai ser tentar reduzir a parte vermelha. O crescimento notado no final do ano passado coincide com o começo do frio, não sei se tem relação, mas se o aquecimento está na equação vai ter pouca coisa que posso fazer, pois não controlo o aquecimento.

Eles também fornecem comparação mês a mês, dia a dia e hora a hora dentro do dia.Daí eu noto que quando chego em casa do trabalho é o horário de pico, que se vc ligar alguma coisa está pagando mais pela eletricidade. Eu consigo geralmente me livrar do horário de pico de manhã pois acordo antes dele e acabo usando mais eletricidade antes do preço subir. Mas a tarde vai ser complicado pois é complicado chegar em casa antes do horário de pico ou esperar até as 9h qu eé o final dele para fazer as coisas....

A companhia elétrica de Toronto tem outras iniciativas para economizar energia, como distribuir lâmpadas econômicas para quem levar uma certa quantidade de incandescente, pegar o refrigerador antigo e descartar ele sem cobrar nada para quem comprar um novo (os novos são muito mais econômicos) e tem um programa onde eles controlam o ar condicionado/aquecimento em casas com determinado tipo de sistema, vizando otimização do consumo de eletricidade...

Enfim, espero pagar menos com o novo sistema...

Um comentário:

Fabão disse...

A idéia é interessante, mas energia elétrica não é algo que se pode armazenar de forma eficiente, para guardar no horário "de vale" e usar no horário "de pico".
Telefone dá para falar em outra hora, mas eletricidade não dá para mudar (exceto para lazer). Se vc precisa usar, não importa se é horário de pico ou não. Neste ponto, é difícil de mudar alguma coisa.
De qq forma, é uma informação interessante, para saber quando que consome mais energia.
Boa semana.
ua

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...