sábado, 28 de novembro de 2009

Sobre a democracia e o povo

eAlguns dizem que a democracia é o melhor sistema já criado pelo ser humano, principalmente porque nele todos supostamente podem dar sua opinião. Eu não nego que talvez não tnehamos algo melhor do que isso, mas dizer que é um sistema que funciona acho que é um pouco fora da realidade.

Eu não sou nem de longe um estudioso do assunto, mas para mim o problema está no fato de que a gente usa a opinião dos indivíduos para decidir o que é melhor para a sociedade. O indivíduo pensa em si quase sempre e mesmo quando pensa na sociedade, podemos dizer que ele sabe o que é melhor para a sociedade? A maioria não sabe. Se é que alguém sabe.

Olhando por outro lado, esquecendo que representantes eleitos pelo povo podem ser e muitas vezes são ignorantes, as escolhas do povo, mesmo em países mais desenvolvidos que o Brasil, é baseada em impressões que muitas vezes são mesmo somente impressões (a galera não procura saber nada concreto dos candidatos, todo mundo se baseia no que ouvem nas conversas de bares). Não só isso, a massa é influenciada as vezes de forma cruel por visões distorcidas do mundo, dos fatos, dos candidatos, no que a mídia tem muita culpa.

Visto isso Noam Chomsky defende a Anarquia. Bom, pelo menos na Anarquia o indivíduo opina sobre o próprio nariz e não tem que opinar no que é melhor para a sociedade porque do jeito que entendo não há sociedade. Mas a Anarquia não é compatível, no meu modo de ver, com a natureza humana. A gente sempre busca o poder, sempre quer dominar os outros, quer levar vantagem (não são só os brasileiros...), enfim, não sei como uma Anarquia poderia funcionar mas pretendo ler mais sobre isso.

Um artigo interessante fala sobre uma iniciativa japonesa de colocar o povo para opinar nos projetos do governo. O artigo levanta que ao mesmo tempo que isso pode trazer benefícios, a limitação de conhecimento específico do povo pode trazer consequências ruins, principalmente em projetos mais científicos, onde conhecimento específico é importante para entender a importância do próprio projeto.

Um comentário:

Mayumi disse...

Ah, já estamos sentindo os efeitos da opinião pública! De vez em quando é bom, mas desde que não prejudiquem a qualidade do nosso trabalho! Rs.

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...