sábado, 14 de março de 2009

Longos

No final de Março, que está cada vez mais perto, eu tenho a minha corrida de 30 Km, a Around the Bay. Agora o treino de hoje me deixou meio desanimado quanto ao resultado que vou conseguir lá. Ano passado eu não consegui um bom resultado e este ano, apesar de ter tentado não parar no inverno, parece que não só não vai ser diferente como também vai ser difícil não fazer um tempo pior.

Hoje o treino era para ser longo. Não foi só culpa minha, acredito, foi culpa também do frio. Estava 6 graus negativos e eu esperava ter em Março alguns dias mais quentes para poder treinar mais avontade. Estou meio convencido de que usar roupa de frio faz cair significativamente o rendimento. Talvez é psicológico, talvez é porque eu não gosto de usar roupas de frio para correr, eu gosto de correr com pouca roupa. Mas a roupa de frio é, na minha opinião, apenas uma parte doq ue faz o desempenho cair. A outra eu acho que é próprio frio. Eu noto que parece ser mais difícil respirar. Noto que nos dias de frio eu nunca estou rápido. Não sei. Mas lá fui eu hoje, todo agasalhado.

Fui até a Bathurst, subi para a Eglinton e nela até a Duferin. Queira fazer umpercurso que fiz no final do ano passado, daquela vez com a temperatura ainda muito boa, até a estação Downsview do metrô, que é a última estação ao norte do lado Oeste. A intenção era não parar lá, era voltar pela Sheppard até a Yonge e tendo perna até em casa. Santa ambição. Não deu, eu cheguei na estação Downsview com 1h30m de treino, não deve ter sido mais do que 17 Km. Bom, esse tempo inclui vários semáforos... Mas enfim, eu cheguei lá cansado, naõ deu para ver a estação do metrô e passar por ela correndo. Eu parei. resolvi pegar o trem e ir para casa. Estava sem pernas, o corpo não tá acostumado mais a correr essas distâncias.

Não tem jeito, a Around the Bay tem sempre esse desafio a mais, esse desafio de ter que correr os 30 Km logo depois do inverno, senão ainda nele. Você tem que dar um jeito de treinar no inverno, tem que dar um jeito de não ficar esperando a temperatura subir, porque quando ela subir será tarde demais. No meu caso eu não parei no inverno, mas reduzi dramaticamente a distância dos treinos, e a frequencia também. Por isso acho que terminar a Around the Bay não é problema, mas eu sempre quero fazer melhor que o ano anterior, isso é problema...

Bom, duas semanas, não há muito a se fazer. Estou afim de tentar outro 17Km amanhã, quem sabe. Precisaria achar um percurso novo. E quem sabe mais outro 17 Km no meio da semana com 20Km no sábado que vem. Sempre tomando cuidado para não forçar demais senão vai ser pior... A temperatura promete estar melhor nesta próxima semana, quem sabe também eu devesse começar a treinar a tarde, já que agora entramos no horário de veraão. A tarde é geralmente mais quente que de manhã, as vezes muito mais quente...

Um comentário:

Mayumi disse...

É, definitivamente, não é fácil acordar cedo, nem treinar com etse frio! Que garra! Vamos lá!

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...