domingo, 10 de março de 2013

Horário de Verão

Hoje adiantamos o relógio em uma hora pois começou o horário de verão, que aqui chama horário econômico da luz do dia. Ok, melhor eu não tentar traduzir o nome em Inglês, que é Day Light Saving Time. Não pode ser Horário de Verão, pois ainda estamos no Inverno. Mas é bastante visível o quanto mais cedo o sol nasce e mais tarde ele se esconde, comparado com os meses de Novembro a Janeiro.

Eu fui correr ouvindo o rádio e a tiazinha apresentadora não parava de falar que ela estava sentindo muito aquela horinha perdida de sono.Que ele tava cansada, que tinha jet-leg, que não sei o que, eu já tava perdendo a paciência, afinal, uma hora a mais ou a menos, quem se importa? Eu tava lá correndo as 6 da manhã, que na verdade era 5, numa boa.

Mas eis que no final do programa ela entrevista uma especialista em sono:
- Mas e aí, esse negócio de uma hora de sono fazer tanta falta, é normal?
- Na verdade não, não deve fazer muita diferença uma hora a mais ou a menos, num dia qualquer. Mas na nossa sociedade que dorme mal e tem problema de sono, uma hora pode ser sentida...

Toma tiazinha! Você que tá zoada, não fica aí culpando a hora a menos... Ela disse que nos dias de hoje muita gente tem os horários de sono muito alterados (3 horas ou mais) nos finais de semana, depois volta ao normal na semana, e esse é cum caso não recomendável.

Não quer dizer que eu defendo a mudança no relógio. Na verdade eu tava gostando que minhas corridas de manhã estavam sendo menos e menos escuras, assim como minha volta para casa do trabalho. Eu não sei, acho que nessa altura do campeonato, final de inverno e dos dias curtos e do pouco sol e do sol frio, é normal querer o sol. Mas com a mudança de horário eu sou jagado de volta na escuridão das manhãs, ainda bem que o mesmo não acontece a tarde...


Nenhum comentário: