sábado, 9 de março de 2013

Acidentes e Probabilidade

Esta semana aconteceu um acidente muito triste em Toronto - um caminhão de lixo atropelou três crianças, acidente que acabou sendo fatal para uma das crianças, uma menina de cinco anos.

É difícil imaginar como uma coisas dessas pode acontecer, ainda mais que haviam quatro crianças juntas e que Toronto parece bastante seguro em relação a motoristas respeitarem pedestrem (certamente é se você comparar com São Paulo). É difícil também imaginar o que a família passa, e eu imagino, o motorista do caminhão.

Esses fatos a primeira vista me parecem sem culpados, ainda que sei lá, o motorista do caminhão tenha sido negligente ou as crianças tenham tido menos cuidado do que deveriam. Não dá para deixar de imaginar que esses tipos de acidentes podem ser simplesmente obra do acaso, que tendo caminhões e crianças nas ruas todos os dias inevitavelmente um dia algo vai acontecer simplesmente porque a probabilidade de qualquer coisa acontecer é maior do que zero. E quando acontece, na sociedade que vivemos, parece que alguém tem que ser punido. Obviamente que eu não estou julgando o caso, mas o meu ponto é mais que o próprio motorista do caminhão provavelmente deve estar sofrendo já uma punição maior do que a merecida só de pensar no que "ele fez". Nessa mesma linha a minha visão é que o sistema pune de forma muito ineficiente em casos demais, no sentindo que a punição não faz a pessoa melhor ou não visa isso.

Voltando aos eventos, é verdade também que toda vez que você coloca o pé na rua há uma probabilidade de algo ruim acontecer, e há também mesmo se você não colocar o pé na rua. A sua segurança não depende de você apenas e qualquer evento pouco provável vai acontecer se você se expor a ele suficiente número de vezes. Nessa linha eu penso às vezes em qual seria a probabilidade de um acidente quando uma pessoa vai de bicicleta para o trabalho, ou mesmo quando ela vai a pé, e que se eu for para o trabalho todo dia é provável que coisas improváveis aconteçam em algums dias. A nossa boa saúde mental está em não nos torturar gastando nosso tempo pensando nisso, mas pensar um pouco é bom para entender como o mundo funciona do ponto de vista da probabilidade...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...