sexta-feira, 29 de março de 2013

Abuso de autoridade

O abuso de autoridade por parte da polícia Canadense tem sido um motivo de debate que teve muita lenha jogada na fogueira no encontro do G20, em Toronto, em 2010. Naquela ocasião a polícia ageiu muito duramente contra muitos protestantes pacíficos, por causa de uns poucos que vandalizaram quebrando vidros de lojas e tal.

E agora o mais recente episódio aconteceu em Vancouver quando um policial algemou e deu um soco num ciclista que parece não ter feito mais do que passar alguns sinais vermelhos e questionar a multa que estava recenbendo por isso. Dado que também ando muito por aí de bicicleta, eu tenho que me colocar do lado do ciclista. Obviamente receber algemas e soco por desrespeitar as regras de trânsito é muito além do limite do aceitável, dado que isso não é feito nem com motoristas de carro.

EU não sou contra ciclistas levarem multas por desobedecerem leis de trânsito, e aliás havia uma época que eu tinha muita aversão a este comportamento dos ciclistas. A idéia era que se queremos que os motoristas respeitem os ciclistas e que a cidade seja mais segura para os ciclistas, devemos seguir as regras de trânsito. A idéia de que ciclistas fazem coisas erradas meio que justificava o fato de os carros não respeitarem eles e eles não terem muito direitos, tipo, mais ciclovias.

No entanto hoje eu penso um pouco diferente. O direito de pedalar com segurança é de todo mundo, tipo, todo mundo deveria conseguir ir para o trabalho de bicicleta e se sentir seguro fazendo isso. Mas não dá para ser assim se temos que dividir as ruas com carros, só isso é uma enorme desvantagem e risco, afinal ciclistas estão ali com seus corpos expostos, no meio de carros muitas vezes mais pesados e rápidos. Essa injustiça me faz pensar que é ok fazer os ciclistas respeitar as regras de trânsito, mas não devia ser algo assim importante e nem prioridade. De longe a prioridade seria garantir um ambiente seguro para as pessoas pedalarem pela cidade, pelo menos no centro. Por outro lado, o desrespeito das regras pelos ciclistas raramente coloca outros em risco mais do que o próprio ciclista, há problemas muito mais sérios para serem resolvidos do que ficar pegando no pé dessa galera.

Bom, mas voltando ao abuso de autoridade, espero que com a tecnologia e pessoas filmando coisas a toda hora e em todo lugar, os policiais respeitem mais os não policiais.

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...