quarta-feira, 6 de março de 2013

Chaves e seu legado

Com a morte do presidente Venezuelano muito se tem analisado na mídia a respeito de seu governo. É fácil de ver que Hugo Chaves era uma pessoa querida por uns, nem tando por outros e que seu governo sempre foi polêmico. Minha posição, que é a de quem conhece pouco sobre o assunto, é que ainda não me oferenceram provas suficientes de que Chaves era uma mau governo. Minha impressao é que o fato de ele ser malquisto pelos EUA por sí só tinha uma força enorme em espalhar a visão negativa que muitos tem dele. 

A galera nos EUA com certeza não estão de luto. O Canadá é um país mais socialista e com idéias diferentes, mas que depende dos EUA e é influenciado muito pelos EUA. A dependência econômica faz com que o Canadá chamem os EUA de parceiros, e tentem não ir contra eles. Mesmo assim o primeiro ministro Canadense disse esperar um futuro melhor para o povo Venezuelano. 

Se a minha impressao vale, eu diria que a mídia Canadense assim como os Venezuelanos que vivem no Canadá também tendem a serem contra o governo de Chaves.

No entanto parece inquestionável que Chaves ajudou muito os mais pobres e não tem enorme suporte atoa. Será que para ajudar os que precisam é necessário ser um pocuo anti-democracia? Parece inquestionável tambem que Chaves concentrava enorme poder e fazia valer regras duras contra a imprensa, a oposição e não respeitava muito os direitos humanos. É difícil julgar, mas é evidente que países como EUA e Canadá não tem tido sucesso em eliminar a distância entre os extremos da concentração de riquezas, pelo contrário.




Nenhum comentário: