domingo, 30 de novembro de 2008

Neve e sal

Eu lembro na década de 80, quando eu era louco para ir na praia, coisa que acontecia muito raramente, e os adultos tinham a preocupação com o sal do mar enferrujando os carros. A gente não tinha preocupações, apenas queríamos nos divertir. E eles lavavam o carro bem lavado sempre que iam para a praia. Eu cresci e depois de bastante tempo ir a praia tornou-se quase rotina, mas não era atraido pelo fascinio do mar, era atraido pelo fascínio das corridas. E o mar vinha sempre como um adicional. Mas nunca mais tivemos preocupações com o carro e com o sal.

Foi depois de vir para cá que entre as novidades eu descobri que o sal era o principal meio que os canadenses tem para se livrarem da neve. Ninguem nem precisou me explicar porque, mas eu fiquei pensando no quanto de sal se gasta, onde vai esse sal, quais seriam as alternativas. E até hoje é interessante ver o pessoal jogando sal nas ruas, é interessante ver as pedrinhas de sal no chão das calçadas. Mas eles pagam um preço, o sal daqui igualmente danifica os carros, sapatos, bicicletas, ambiente.

Eu nunca estudei o assunto a fundo, mas o fato é que sem sal a neve congela nas calçadas, ruas, tornando o chão muito liso e propenso a acidentes. Eles retiram a neve com aquelas pás que colocam na frente dos carros, mas é só paleativo, apenas parte da neve sai e a que resta é tirada com sal. Existem outros químicos que seriam efecientes e talvez menos danosos ao ambiente, mas são mais caros.

Outro dia na corrida o meu colega me disse que jogar sal na rua é uma coisa que faz parte da vida dele, digo, ele não acha diferente como eu acho. Mas ele pensa que jogam sal demais, que isso pode ser danoso, que deviam jogar menos e conviver mais com a neve. Não conheço os estudos que há nessa área, mas sei que o sal danifica a vegetação próxima das estradas, os pinheiros sofrem com o sal, ficam feios e com folhas danificadas. O sal é solúvel e vai com a água para os rios e tal, mas parece que não se tem muito problema com isso, digo, o lago parece ok.

De minha parte eu penso que é um elemento estranho ao ambiente e devia ser evitado. Mas a verdade é que quando você anda pelas calçadas em áreas mais afastadas do centro ou em ruas menos movimentadas, você percebe o quanto o sal faz falta. Não é só uma questão de conforto, mas de segurança também, uma vez que o chão com gelo fica extremamente liso. Adicione-se a isso o fato de que a população idosa daqui é elevada, e eles sempre são os que mais sofrem com isso, eu diria que sem sal muitos praticamente ficariam presos em casa.

Alternativas ao sal estao sendo procuradas. A areia seria uma delas, uma que na verdade é usada em certos lugares, inclusive aqui em Toronto. A desvantagem da areia seria que por ela não ser solúvel ela fica no chão, mistura com a sujeira, criando meio que um barro. Também já ouvi falar em usar açucar. Engraçado né, mas dizem que funcionaria e com a vantagem de ser muito menos agressiva ao meio ambiente do que o sal. Mas pelo que entendi o problema seria o custo. E por fim hoje eu estava assistindo um progrmaa na TV e eles estavam falando de um novo produto eficiente como o sal, mas sem a desvantagem da areia, sendo que praticamente não seria nocivo ao ambiente por ser um tipo de terra. Eu não entendi bem o que é o produto, e até esqueci o nome, mas quem sabe não seja uma alternativa viável para nós e para a natureza.

Enquanto isso vamos convivendo com o sal. Previsão de neve hoje a noite e talvez amanhã...

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

É Marcos meu amigo vcs ai no Canadá tem um problema com essa neve, eu acredito que se um dia eu for correr num pais com neve eu vou sofrer demais, pq não estou acostumado com frio, mais vc quando retornar ao Brasil vai sofrer com o calor hein.
Boas passadas amigo.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabéns, Presidente!! kkkk
Abraço do Hideaki

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...