domingo, 23 de novembro de 2008

Manhã de Domingo

Saí para a corrida pouco antes das 8 horas, temperatura por volta dos 5 negativos, mas lá fora todo o resto estava legal. Subi a Avenue Road, rumo ao norte, devagar, mas depois de aquecer conseguir alternar períodos de ritmo mais forte. Entrei na Lawrence à direita e dá-lhe gelo. A maior parte da calçada na Lawrence estava com gelo, pois não foi limpa depois da neve.

Aqui dizem que os donos das casas tem que limpar a neve de suas calçadas pois se alguem escorrega e cai, eles são os responsáveis. Mas nem todos limpam. Alguns tiram a neve e jogam sal e a calçada fica bem limpa pois a neve vira água e vai embora. Mas minha impressão é que tanto sal jogado pela cidade não é bom para o ambiente. Outros tiram a neve com uma pá, em alguns casos não fica bem limpo. Com as pessoas pisando e a temperatura subindo e descendo a neve que sobra na calçada onde as pessoas passam vira gelo. E é perigoso andar ali, pois gelo é liso, muito liso, não há tenis de cross que tenha aderência.

E foi devagar que eu percorri a Lawrence até chegar na Mount Pleasante, onde corri um pouco na rua e depois voltei para a calçada que tava em geral limpa. Voltei até a Saint Clair e em casa. Estava todo suado, o que aponta para irmos logo para dentro de casa, mas eu tava pensando em comprar um café. Ultimamente eu tenho tomado bastante chá mate, e hoje resolvi que iria comprar um café grande. A última vez que comprei café havia sido na quarta feira eu acho, quando nevou e eu convidei o Trevor para ir comprar um café. Ele sempre me convida e eu nunca vou, e ficou na cara que eu queria ir lá fora andar na neve, não realmente comprar café. Mas acabei comprando. E hoje também, depois do treino andei uns 500m até a Starbucks para pegar um café. Um extra large, por $2,25. E na volta dá-lhe frio. Eu tava muito molhado, e mesmo usando uma camiseta e mais duas blusas, a blusa de fora estava molhada em algumas partes. Tive que acelerar na volta para casa pois estava congelando. Mas nada preocupante, logo estava em casa curtindo meu cafezão... e ainda estou...

O treino foi de pouco mais de 11.6Km segundo o meu mapa aqui. Um bom treino visto a temperatura. A Km semanal tem caído, não vou negar que é por causa do frio, sinceramente não é muito animador sair para correr as 5h30m da manhã com 5 ou 10 graus negativos, sempre parece mais confortável ficar embaixo da coberta (embora estando dentro de casa nem precisamos muito de cobertor). O frio é realmente intenso e as vezes eu penso se isso não seria de alguma forma prejudicial a saude. Mas enfim, eu acho que por volta dos 50Km semanais ainda é bom, é como correr 7 Km todo dia. É bastante bom!

OBS - O Paulo tem feito uns treinos a lá Paulo no Brasil, misturando corrida e caminhada, veja aqui a planilha dele. Lá vai ele para mais uma ultra, e deve fazer bonito com o intenso planejamento que ele tem posto em prática. Embora eu nem pense mais em maratonas, eu ainda penso que posso um dia participar de uma ultra dessas, minha impressão é que o desgaste é menor que o de uma maratona, diria, menos prejudicial a saúde pois me parece que uma ultra por tempo leva o corredor a desencanar de ser rápido, pelo menos o tempo todo, então sempre há bastante momentos de descanso, ou ritmo muito tranquilo. Vamos ver, o problema é que eu não sei se suportaria os treinos a lá Paulo.... De qualquer forma agora é curtir o inverno, nada de ultras...

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...