sábado, 1 de novembro de 2008

Curtindo o Outono

Ontem a tarde a temperatura se elevou, passou dos 15 graus. Hoje a temperatura caiu de forma interessante, pois o tempo não mudou praticamente nada, talvez apenas tenha ficado mais limpo. A temperatura não passou dos 10 gruas. Eu sai para o treino com 5 graus, e tinha decidido fazer um percurso diferente, ou pelo menos mais parecedo com os de verão, pelas trilhas. Saí as 10h, dia claro, é sempre legal aproveitar essas oportunidade para voltar as trilhas.

Elas estão diferentes, como deveriam estar no outono. Em algumas partes há tantas folhas no chão que fica até macio para correr. Em outras partes as folhas no chão tornam dificil saber onde se pisa. De uma forma geral as trilhas estão muito mais claras, com a luz do sol passando por entre as árvores, agora com poucas folhas. É impossível nao pensar no passado e lembrar dos dias em Abril quando eu corria nas trilhas limpas, ainda com traços de neve, e vendo as árvores ganhando folhas na primavera. Depois as trilhas escuras com as árvores parecendo as florestas brasileiras, alguns lugares de trilhas largas ficando estreitos pelo volume ganho pela vistosidade da vegetação. E agora estamos no outono, folhas no chão denovo. Não e o meu primeiro outono aqui, mas não dá para falar "Ah, isso eu já vi...". É meio como se fosse a primeira vez, como se fosse novo, como se sempre houvesse algo a se ver e descobrir.

Desci a Belt Line depois de chegar na Eglinton pela Spadina, entrei no cemitário como não fazia desde Abril/Maio, saí do outro lado e continuei na trilha ao Sul do cemitério, trilha mais natural, com mais vegetação, chão forrado de folhas. Muita gente andava na trilha, muita criança, pessoas com cachorros, adultos conversando. Diria que o canadense que cresceu nesse mundo diferente também nota a passagem das estações.
Embora o Haloween tenha sido ontem, outra característica especial daqui que se nota nas ruas hoje são os enfeites de haloween. Monstros pendurados em árvores, teia de aranha pra todo lado, abóboras com boca, nariz e olhos, aranhas e dráculas, e todo tipo de enfeite relacionado a época podem ser encontrados pelos bairros residenciais. Ontem na empresa houve premio para a melhor fantasia e também torta de diversos sabores para todo mundo. Na volta para casa, de bike, com o Trevor, ele me contou que sairia a noite com sua filha para o "Trick or Treat". As crianças vão de casa em casa e as pessoas dão balas, doces, acho que dinheiro também. Eu disse a ele que isso era engraçado, que não tinhamos nada disso no Brasil. É interessante porque é parte da vida deles. Eu perguntei para ele se quando ele era criança ele também ia de casa em casa... Eu sabia a resposta, mas acho que queria ouvir dele, sentir a reação dele para também sentir a importância disso tudo para eles, quando para nós é algo que simplesmente não existe (embora eu lembro de ter visto em São Paulo alguns indícios do Haloween, e sabe-se lá se não vai existir nas grandes metrópoles brasileiras em breve). Ele disse "Oh yeah, biiiiiiiiiig bags of candies!!!". "Bons tempos aqueles hein" - eu respondi. Estávamos de bike em um semáforo, no meio da rua, e a conversa não pôde prosseguir. Mas eu continuei observando a mudança, os jardins das casas que continuaram com os enfeites até quando eu fui treinar hoje de manhã.

Terminei a trilha na Saint Clair, corri até em casa e passei um pouco (eis o percurso) para garantir 12Km, deu 12,4. Foi um dia legal para o treino também, onde comecei meio devagar mas depois consegui manter um ritmo em torno dos 5min/km, no final estava correndo bem, apesar de hoje ter sido uma das raras ocasiões em que um corredor me passou durante o treino. Ele disse bom dia e se foi, eu pensei em acompanhar ele mas meu ritmo já estava satisfatório, embora não assim rápido. Primeiro dia de Novembro, o mês começou bem, a Km semanal voltou aos 70 (10Km por dia de média), mas manter isso vai exigir 14 Km amanhã. Um dos motivos que ajudou eu chegar nos 70 novamente foi que nos últimos 7 dias não houve dia de descanso, e eu não estou tão cansado pois tenho pegado leve... bom hein...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...