sábado, 8 de novembro de 2008

Muitas folhas

Temperatura de 8 graus, prometendo não passar de 9 graus, eu coloquei o pé na estrada. Logo os planos de ir para o norte até a Steels, quem sabe passar, fazer um longo de mais de 20 Km, logo os planos se desfizeram quando senti a realidade dos meu músculos nesta manhã. Não seria prudente um longo treino e não seri também prudente perder o Outono nas trilhas de Toronto.

Folhas se amontoavam nas sarejetas e se espalhavam pelo meio da rua, as árvores já quase totalmente desfolhadas. O vento frio movimentava as folhas amarelas no chão, movimentos as vezes em forma circular, varrendo as folhas e as trazendo no mesmo lugar. E mesmo nas ruas da cidade as folhas eram tantas que pouco se via o negro do asfalto. Eu precisava ir para as trilhas, eu precisava unir a experiência deste final de semana com o pessado e com os que virão para formar uma sequencia de experiências da passagem do tempo que não vemos no Brasil.

E nas trilhas, nas partes que antes eram escurecidas pelo verde das árvores que impedia a passagem do sol, hoje eram claras, rodeadas por árvores esqueléticas, quase sem folhas, que lembravam os filmes que tanto vi no Brasil. Lembrei também do filme Hoosiers, que se passa em paisagem de frio, mas sem neve. Era diferente, e as pessoas eram diferentes. Corredores antes de regata hoje exibiam seus vestimentos de inverno, coloridos, com design que talvez lembrem movimento, aerodinâmica. Mas eram ainda corredores, e deviam ter crescido correndo sobre as folhas do Outono.

Eu continuei no meu passo, me deliciando com os momentos em que o chão se tornava macio pelo excesso de folhas. As árvores por certo sentiam o frio de alguma forma e lá estava o resultado, elas estavam se preparando. As folhas se decomporiam no chão, fornecendo nutrientes para as plantas num ciclo que eu não conhecia direito, mas que me fazia sentir desconfortável quando lembrava que fora das trilhas as folhas eram todas recolhidas e levadas para algum lugar longe de suas árvores.

Hoje não era um dos meus melhores dias para correr, felizmente também não um dos piores, e eu me sentia feliz porque correr me possibilitava ver muito melhor o Outono. Resolvi reduzir o treino do dia para somente uns 10Km, estaria de bom tamanho, nada de longo, e quem sabe eu levaria a câmera amanhã...

2 comentários:

Paulo disse...

Oi Marcos! Legal o outono por aí; deve ser bonito.
Teu corpo está sentido mesmo o volume todo dessas semanas hein... acho que talvez você devesse correr mais devagar se quiser manter os 80km semanais hein.

Por aqui estou correndo bem, mas fazendo longos pensando numa possível prova de 6 horas na Argentina. Não sei se vai dar pra ir, mas seria legal para comemorar meus 6 anos de corrida, que se completam dia 15 próximo.

abraçao!
Paulo Nog.

Marcos Sanches disse...

Uau, legal hein, uma prova de 6 horas! Ainda mais na Argentina, aproveita, vai ser legal pela prova e pelo passeio e quem sabe vc ganha um troféu internacional!

OBS - Pena que a Corpore pisou na bola com essa ultra do Rio de Janeiro...

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...