terça-feira, 30 de abril de 2013

Treino molhado

O dia hoje começou molhado. Mas ontem eu não corri e hoje não tinha desculpa. Pelo menos a temperatura estava por volta dos 10 graus. As pernas estavam cansadas ainda dos 15 km do sábado e eu estava lento, a chuva ia e voltava mas para falar a verdade correr com 10 graus depois  de tanto tempo que a temperatura não chega a isso é sempre muito bom.

No radio o programa da BBC falava sobre o ouro. Porque a gente gosta tanto de ouro. Antes dos Europeus virem para cá os nativos tinham muito ouro e usavam muito para ornamento. Assim como a galera da Índia, onde eles também consomem muito. Hoje em dia no Oeste a gente vê ele muito como investimento. O ouro se tornou valioso em grande parte por ser raro, mas também por sua propriedades físicas que o faz absorver certas luzes e ter um brilho que a galera gosta. Alem disso ele é muito maleável, o sujeito disse que se você pegar uma grama, é possível achatar ela até ela ficar do tamanho de um metro quadrado, ponto no qual vc vai conseguir ver atraves do ouro, mas isso indica o quanto maleável ele é. E ainda o ouro não reage com quase nada, por isso ele mentem a aparência por um tempo muito longo. Devido as propriedades físicas, o ouro também é utilizado em aplicações tecnológicas, por exemplo, em medicina.

A galera não sabe muito bem a orígem do ouro que encontramos na Terra, parece que a hipótese predominante é que ele veio do espaço, trazido por asteróides que colidiram com o planeta. Bom, se é assim então deve ter ouro em Marte...

Ultimamente o ouro tem sido muito bem visto como investimento seguro contra as incertezas econômicas. Todo esse papo de que o dinheiro é apenas um pedaço de papel que a gente acredita ter valor (faz sentido...) tem feito muita gente investir em algo concreto como imóveis, ouro e prata. Mas eu sempre pensei comigo mesmo que o ouro não é diferente, ele tem valor porque as pessoas idolatram ele, o que é algo da nossa cabeça, tipo, teoricamente é possível que vc chegue em mim querendo me dar uma pedra de ouro de 10 Kg por $1 e eu fale "Não, obrigado, eu não preciso de uma pedra...". Se todo mundo fizer isso o ouro perde o valor. Bom, talvez nem todo valor pelas aplicações que ele tem, isto é, na verdade a tal pedra tem utilidades em aplicações da vida real. Mas para mim ele nunca foi muito mais do que uma pedra...


Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...