domingo, 7 de dezembro de 2008

Treino no frio

Ontem a tarde, quase noite, fui com um colega meu na casa de uma colega de trabalho, onde acontecia um evento de caridade, para arrecadar alimentos não perecíveis para os que precisam. Estava nevando e foi então que me toquei que eu tinha ficado o dia todo dentro de casa, mas lá fora tava tudo mutio bonito. Ok, meu colega não compartilhava dessa opinião... E não estava tão frio também. Mal pude esperar para que chegasse hoje de manhã para ir correr na neve.

De volta em casa, liguei a TV e a previsão era que a neve pararia em breve e o tempo limparia, e esfriaria. Esfriaria bastante, estaria bem frio pela manhã. Acertaram, hoje quando saí para o treino a temperatura era de -10 graus com sensação térmica de -20. O sol brilhava em contraste com tudo isso. Mas eu precisava correr, nem que fosse uns 5 Km, sei lá.

Logo no começo do treino eu percebi que estava realmente frio, pensei em voltar para casa e pronto. O nariz, rosto, boca, tudo congelava. As pernas embora protegidas estavam sentindo o frio. Quando o vento batia de frente o frio trincava. Com 10 minutos de treino eu já não sentia mais o nariz. Mas o resto estava ok, eu estava com o corpo suficientemente agasalhado. Decidi não voltar para casa, decidi fazer o loop pequeno, de 5 a 6 Km até a Eglinton e de volta pela Yonge.

O frio intenso era mais indo para o norte e eu sabia disso. Chegando lá e voltando para o sul eu estaria a favor do vento, não sentiria tanto frio. Mas o que mais me incentivou a fazer o loop apesar do frio e do vento foi saber que tinha uma estação do metrô na Eglinton, era só eu entrar lá se estivesse congelando.

Mas não estava, e voltando para o sul o treino foi agradável. Lento porque o chão estava coberto de neve e em alguns lugares gelo lisíssimo. Lento também porque eu voltava contra o sol que batia na neve branca no chão, e eu mal via qualquer coisa. Mas pelo menos não sentia frio no rosto. O vento agora pelas costas por vezes chegava a me empurrar e fazia com que eu acelerasse. Mas pelo menos não batia no rosto, o que era realmente congelante. Vento polar, vindo do norte.

Ontem eu perdi uma corrida, a corrida de Natal. Eu lembrei dela durante o treino de ontem, que foi bam mais tranquilo que o de hoje, apenas com traços de neve no chão. Eu lembrei da corrida somente no momento que ela estava acontecendo. Mas quando lembrei dela não sabia que ela estava acontecendo naquele exato momento. Apenas lembrei e pensei em olhar a data correta na internet, assim que chegasse em casa, e estava certo que a data seria hoje. Mas cheguei em casa do treino e somente a noite que lembrei de olhar a data da corrida, e só a noite que descobri que a corrida tinha sido naquela manhã, eu havia perdido a corrida. Sim, perdi a corridaa porque esqueci dela, isso jamais aconteceria a 2 anos atrás. Há 5 anos havendo uma corrida eu pensaria nela a semana toda, eu faria os preparativos, eu teria na cabeça a data de todas as minhas corridas e de muitas corridas que eu sequer participaria. E hoje eu esqueço da corrida. Treino mais do que nunca, corro na neve, mas esqueço da corrida. Estou terminando um ano totalmente atípico na minha vida de corredor onde participei de pouquíssimas corridas mas treinei muitíssimo. Talvez essa seja a corrida perfeita, correr por correr, afinal, para que vamos em corridas? Se, ainda que eliminem todas as corridas, se ainda assim vc ainda continua correndo, então talvez vc possa dizer que é um corredor que corre porque gosta de correr. Talvez esse seja o objetivo.

Mas voltando, descendo a Yonge no treino congelante de hoje de manhã, eu estava pensando em descer até o centro, na loja que promove a corrida de Natal, para tentar pegar pelo menos a minha camiseta. Ontem eu descobri também que eu paguei pela corrida e mais $15,00 pela camiseta de manga longa. Então sei lá, acho que tenho o direito de ganhar a camiseta, no Brasil eu sei que ganharia. Mas aqui não tenho certeza.

Acontece que indo para o centro temos algumas descidas, e a calçada com neve e gelo, o sol no rosto, eu preferi não ir. Desci a Yonge até um pouco depois da Saint Clair para chegar até a Starbucks e comprar um café. Não sei porque, mas é interessante, vc está correndo congelando e é legal tomar aquele café quente. Comprei logo um extra grande e voltei logo para casa. O treino deu por volta de 6 Km, e foi interessante, bonito, não diria gostoso porque estava realmente frio, ventando e perigoso por causa do chão liso. A neve atrapalhando correr porque ela te segura, te segura como a areia da Joaquina. Amanhã eu devo estar com a panturrilha doendo por correr na neve e fazer esse esforço maior para correr mais lentamente.

Previsão de neve para amanhã e depois, o tempo nos próximos dois ou 3 dias parece que não estará amigável para o corredor. Mas corredor não liga muito para isso, hoje eu contei, encontrei no meu curto treino mais de 20 corredores, mais mulheres do que homens, lá, nos 20 negativos...

PS - Abraços especiais ao casal Issao e Dani que parece estarem em algum canto desse enorme Brasil, mas isso não quer dizer que estão perdoados por terem sumido. Isso só quando fizerem a prometida visita. Abraços também a colega maratonista Mayumi e agradecimentos pela visita. Embora não a conheci pessoalmente é alguem que admiro.

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...