sábado, 13 de dezembro de 2008

Altos e baixos

Pois é, mas talvez os altos sejam por causa dos baixos.

Nesta quinta e sexta feira eu não corri, não sei porque, talvez o frio, sabe como é né. Quando o frio chega é bom, a gente vai aproveitando a nova emoção de correr no frio e na neve, mas as coisas não são sempre assim e logo você tá levantando, vendo na TV que lá fora tá 5 graus negativos, e voltando para a cama. Foi a primeira vez que fico dois dias seguidos sem correr desde, sei lá, acho que setembro quando ainda tava quente.

O desempenho no frio caiu visivelmente, não sei se tem algo a ver com o próprio frio e a respiração ser mais difícil. Eu acho que sim, sei lá, tenho tido mais dificuldade, me cansado mais, fico cansado embora as pernas ainda estejam bem. Geralmente foi o contrário, ficava com as pernas bambas e a respiração tava ok.

A verdade é que depois de dois dias sem correr eu me vinguei. Hoje eu sai, tarde mas saí, quase meio dia, eu resolvi ir para o norte. Comecei lento e no decorrer do percurso a velocidade variou um pouco, as vezes eu sentava a bota. Quando cheguei no final da Avenue Road decidi que dava para continuar, iria pelo menos até a Finch, onde pegaria o metrô de volta e beleza. Mas chegando na Finch pensei porque não ir mais. O plano de passar ao norte da Steeles e então sair da cidade de Toronto, entrar em Vaughan vinha rondando minha cabeça desde lá trás e eu cruzei a Finch, cruzei a Steeles e continuei pro norte. Um probleminha é que eu não tinha planejado portanto não sabia quando voltar. Na verdade eu ia pela Bathrurst e o metrô ficava na Yonge, uma paralela a 2Km de distância. Então o plano era ir ao norte da Steels, entrar a direita numa perpendicular, seguir até a Yonge e voltar pela Yonge até a Finch onde ficava a ultima estação do metrô no Norte de Toronto.

Então depois que cruzei a Finch fiquei com aquele sensação ruim de que eu tava me distanciando cada vez mais do metrô. Não tava tão bem assim e queria somente sair de Toronto, bater meu recorde de treino mais ao norte possível, mas não ir tão longe. Entrei então na Clark, mais ou menos 1Km ao norte da Steeles. Fui até a Yonge e voltei ao sul. Então o vento bateu contra e o frio pegou, estava bem frio. Quando saí de casa estava 4 negativos, mas indo para o norte eu tava a favor do vento e foi bem tranquilo, sem frio. Mas contra o vento a coisa muda. Eu diria que 4 negativos a favor do vento é igual a zero graus e 4 negativos contra o vento é tipo, 8 negativos. Ou qualquer coisa assim, só sei que para ir foi muito tranquilo, mas quando comecei a voltar o negócio congelou.

Mas eu segui, pensava que não podia parar de correr, afinal agora não estava tão longe, Se parasse para caminhar ia congelar, melhor seria entrar em algum lugar. Mas eu continuei correndo, o vento não era forte acho que logo o corpo acostumou com a nova temperatura emvora o ritmo estava lento pois de qualquer forma faltavam pernas.

No final cheguei na Finch, estava com sede e suado apesar do frio, tinha corrido em torno de 20Km. Comprei um Powerade, um negocio tipo gatorade, pois precisava tomar algo, estava com sede e dessa vez não comprei café.

Foi legal pois fazia tempo que não rodava tanto. O percurso segue aqui.

Um comentário:

Mayumi disse...

Ow, Marcos! Como você rodou! estava outro dia comentando com o meu marido, quais maratonas eu gostaria de fazer. Ele sugeriu a de Toronto! Você sabe alguma coisa sobre a maratona por aí? SE bem que é um plano bastante remoto ainda... mas um dia ainda vou! Bons treinos!

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...