segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Correr ou patinar, eis a questão

A minha nova colega Mayumi parece já conhecer neve. Mas eu quando baixei aqui nunca tinha visto. Neve é algo legal embora os canadenses quase te matam quando vc diz isso. O chefe nem se fala, ele tem que limpar a calçada sempre que cai neve. E hoje na apresentação que fiz, na sala de reunião, eu não podia deixar de olhar para o slide com um olho e para a janela com o outro. La fora a neve caia torencialmente, se podemos dizer isso. E eu esfreguei as mãos, disse para o chefe que ia correr quando chegasse em casa e esperava que estivesse nevando. Ele deu risada, ele não consegue imaginar essas coisas.

Mas correr na neve é gostoso, e mais ainda se lembramos do Brasil e se lembramos que estmos tão longe. Porque aí olhamos a neve com admiração e não sentimos o frio. Correr na neve é gostoso porque é experiência nova, que não trazemos no currículo de 10 anos de corridas no Brasil.

Geralmente se neva e não é tempestade de neve, então a temperatura não é tão baixa e você corre tranquilo. A neve logo depois que cai é macia, gostosa. Se o tempo esfria e ela fica no chão, então depois de um tempo você tem camada de gelo em algumas partes, precisa tomar cuidado. Se a camada de neve é muito fina, se não jogam sal suficiente e está muito frio como ontem, então vc pode encontrar mais gelo no chão. A neve é lisa, mas nem tanto, o gelo é liso e muito liso. O gelo no chao é muito perigoso porque nem sempre vemos ele pois é transparente. E você escorrega e cai de verdade, cai no chão duro, e pode quebrar algo. A neve se está macia e com alguns centímetros segura bastante e você sofre para correr. Ser rápido nem pensar, é meio como areia, tem que ir devagar. Mas o esquma é pensar em outras coisas ou pensar na neve, no prazer de estar ali, na oportunidade que poucos brasileiros tem.

A Mayumi correu em Nova York, aqui do lado, mas sem neve. Uma maratona que fica quente só da emoção que sem tem ao corrê-la. Para correr na neve precisamos de roupa contra o frio, mas calçado especial, ah, eu não acho que tenha. Eu sempre uso um tenis para cross, que comprei no Brasil para as corridas de montanha, mas para ser sincero não sei o quanto ele resolve. Se há gelo, ele não resolve nada, não há tenis que segure no gelo. Assim o meu tenis de inverno não é diferente do de verão, é apenas um tenis de cross quando tem neve. Os pés não sentem frio, pelo menos não os meus. Mesmo quando ficam molhados porque me descuido e piso na água gelada formada pela neve derretida pelo sal, mesmo assim não sinto frio nos pés. Acho que eles se exercitam tanto na corrida que ficam quentes!

O tempo passou, um dia no verão eu pensava em como seria correr no inverno. E agora estou aqui no inverno denovo, lutando para que não seja igual no ano passado quando corria somente no final de semana, e olha lá. E vamos que vamos!!!

Um comentário:

Mayumi disse...

Ah, agora está explicado! Você "tenta" correr na neve! Rsrsrs. Mas, realmente, cansa muito, não é mesmo? É como se fosse na areia fofa, mesmo... muito fofa! Depois, dá aquela sensação de que você fez muitos exercícios de glúteos, não? Rs.
Mudando de assunto, sabe por que agora eu consigo descobrir quando você posta alguma coisa aqui? É porque acrescentei o seu blog no Google Readers! Rsrsrs. Assim, eu sei quando tem postagem nova!
Bons treinos e cuidado com o frio!

Volta ao bairro - Lawrence Park South

Depois de um tempo voltamos a dar a volta num bairro, um que é um pouco maior do que o normal. Desde a meia de Lisboa que não faço um longo ...