domingo, 14 de dezembro de 2008

Numb3rs

Terminei de assistir a temporada 3 deste seriado que mostra a aplicação de matemática (na verdade mais estatística do que o resto) na solução de crimes.

Tenho achado o seriado bem legal embora 99% dos casos são bem forçados, tipo, na vida real a matemática do sujeito seria inútil. Acredito que todas as técnicas que usam realmente existam (algumas delas são mais estatísticas e eu conheço um pouco) mas o problema para mim é 1) encontrar dados com qualidade e quantidade suficiente e 2) fazer a técnica matemática dar informação que realmente ajuda a solução dos casos. Na vida real, muitas vezes a informação está em papel e levaria dias para digitar tudo. Ou então a informação tá lá digitada mas precisa ser trabalhada antes da análise o que levaria mais dias. Ou então eles tem os dados mas a aplicação da técnica naqueles dados exigiria programação específica, o que levaria mais dias. Finalmente acredito que as técnicas existentes, a não ser que tenhamos muitos dados e de muito boa qualidade (e aí talvez não precisássemos de análise matemática), elas não darão resultados tão precisos como mostram, poderiam ajudar e tal, mas não vão dizer onde o sujeito tá com precisão de meio metro.

Mesmo assim acho interessante o fato de eles simplesmente criar a situação para o uso de uma ferramenta matemática, uma situação é que se pode usar a técnica X. Fora que acaba sendo um filme de ação, com FBI e muito crime, os mais malucos possíveis inclusive, filmes que mesmo quem não gosta de matemática pode gostar, se gostar de ação. Então não acho que seja somente para quem gosta de matemática. E existem os acontecimentos paralelos, os romances, as brigas de irmãos, as intrigas. Os filmes do seriado acabam sendo quase independentes um do outro porque a parte principal, os casos, eles são sempre diferentes e você não precisa assistir o filme anterior para entender o atual. Mas existem uns aspectos da vida pessoal da galera que continua de um filme para o outro e você não vai entender se pegar um filme aleatoriamente lá do meio.

O último filme da temporada 3 é bem legal, bem maluco e inesperado. Embora devo admitir que a exemplo do que aconteceu no seriado Dexter no final da temporada passada, o final da temporada 3 tirou de cena (eu acho... vamos ver a 4...) um dos principais membros da equipe do FBI dando a impressão que a temporada 4 vai ser chata pois não vai ter o sujeito. By the way, na TV já está passando a temporada 5....

2 comentários:

Mayumi disse...

Vc gosta destes seriados tb? Que legal! Quais vc acompanha?

Anônimo disse...

Só pra constar, comprei o DVD da primeira temporada de Roma, pois estava R$ 59, hehehe

Abraço!!

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...