domingo, 7 de dezembro de 2008


E aqui estou eu com outro gráfico do histórico dos treinos. Eu comecei um treino frequente em Abril e fui bem até Junho, quando voltei ao Brasil e o treino despencou. Junho foi bem ruim, assim como começo de Julho. O treino perdeu totalmente a sequencia. Não foi só a viagem ao Brasil, mas também uma horrível dor nas costas que me impediu de correr final de Junho e começo de Julho.

Começo de Agosto eu estava correndo novamente, mas não com muita frequencia. Foi também quando comprei a minha bicicleta, e várias vezes deixei de correr para pedalar. Agosto foi todo meio sem sequencia e com treinos infrequentes por causa das longas pedaladas que me deixava cansado tambem, e foi assim inclusive começo de Setembro.

Na segunda metade de Setembro e em Outubro o tempo ficou ruim para pedalar mas bom para correr. A temperatura caiu um pouco, era complicado ir longe de bike. Mas para correr estava tranquilo. E foi nessa época que atingi a máxima Km semanal e em Outuvro também atingi a máxima Km mensal.

Final de Outubro, começo do frio. O gráfico apresenta um vale, causado na minha opinião pelo frio já beirando os zeros graus, temperatura bem abaixo da ideal, e também principalmente porque eu senti o pico de treino semanal atingido no meio de Outubro. A partir de Novembro a temperatura já começou a atrapalhar visivelmente. Dias chuvosos era complicado correr. Com temperatura baixa também é complicado fazer treinos longos. Além disso eu não me sinto confortável usando calça de frio para correr, acho que isso tem um peso.

Final de Novembro, começo de Dezembro, eu tenho mantido os treinos, tenho tentado. Mas é visivel no gráfico que a Km mensal tem caido constantemente. Agora está abaixo de 24o, caoisa que não acontecia desde começo de Outubro. Está difícil de fazer a Km mensal chegar a 70. Nos dias de frio eu acabo optando por correr menos de 10Km. Com neve no chão também fica complicado. E a previsão não é de melhora.

Mas estou contente, eu esperava que a distancia percorrida caisse, afinal não se compara o verão com o inverno, não se compara o mes de Setembro com o que estamos vivendo agora em Dezembro. Mas mesmo assim eu tenho mantido os 50Km, 60Km por semana. Eu procuro não pensar nisso, procuro correr conforme sinto que o corpo tá afim. Tento não forçar para manter uma Km alta, mas nem sempre é fácil. As vezes dá pena de estar perto dos 70Km na semana e não ir correr fazendo a Km cair. Mas eu tento na medida do possível obedecer o que o corpo quer, sem forçar muito. Para não forçar velocidade eu tenho ido treinar sempre sem relógio também, nada de marcar tempo, e tem sido assim acho que por mais de um mês.

Os proximos dias serão duros, serão frios, mas faz parte. O desafio é ver como estarei nos meses mais frios, Janeiro e Fevereiro...

Um comentário:

Mayumi disse...

Nossa! Como vc faz para correr na neve? Tem um tênis especial? Para andar já é complicado, imagine para correr!
Bons treinos!

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...