quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ranking de felicidade

O sujeito publicou aqui um mapa da felicidade baseado no twiter. Eu achei interessante a princípio mas depois notei que esse é mais provavelmente um estudo com muitos furos. A descrição da metodologia ´emuito pobre e não responde importantes questões como:

- Como saber que palavras são relacionadas à ser feliz? Tipo, acho que precisa-se uma pesquisa para saber disso, talvez vc dá um jeito de medir o grau de felicidade de alguém de acordo com alguma escala num determinado momento e segue a pessoa gravando o que ela escreve no twiter.
- Como eles diferenciam frases como "Eu estou feliz hoje" de frases como "Eu vi um bobo-alegre na rua hoje" e "Meu irmão está feliz pois ganhou um presente" ?
- Como eles levam em conta o possíveis confundimento? Por exemplo, a índia é sétima do ranking. Pode ser que a maioria da população é pobre e infeliz, e não tem acesso ao Twiter. Os poucos que tem acesso ao Twiter lá são felizes. No geral então o país seria infeliz embora se olharmos somente no Twiter vamos pensar que eles são felizes.

Enfim, pra mim uma pesquisa furada, perda de tempo... a não ser, possivelmente, que o sujeito aprendeu a escrever uns programinhas para coletar essa informações...

3 comentários:

Anônimo disse...

Marcão

Tem q levar em conta tb o contexto da palavra "feliz" qdo algum "tweeta". Por exemplo: "hj não foi um dia muito feliz para mim". A palavra feliz nesse contexto não significa felicidade.

Abraços

Marcos Sanches disse...

Hehe, com certeza!

Mayumi disse...

Pois é, mais uma vez, aqui vimos que a interpretação dos dados se torna muito importante para um resultado razoável!

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...