segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vida sedentária de corredor

Se você corre todo dia de manhã, isso não quer dizer que você pode ficar sentado o resto do dia e beleza... Isso é mais ou menos o que diz um estudo. Bom, mais ou menos porque eles não falam realmente em correr e porque eu tenho minhas ressalvas quanto a validade desses estudos. Mas de qualquer forma, você correndo ou não, o seu corpo não foi feito para ficar sentado por longo tempo na frente de um computador. Pensando assim não precisa muita pesquisa para convencer-me de que ficar sentado o dia todo não é bom, correndo ou não.

Sobre o estudo, vale uma nota. Lembre que eles dizem apenas 64% mais risco de morrer de doenças cardíacas mas eles não dizem qual o rico. Se uma pessoa em 100 morre dessas doenças então o risco é de 1% na população. Se você fica sentado um monte então seu risco aumenta 64% e passa de 1% para 1,64%... ou seja extremamente baixo ainda... Não estou dizendo que o risco é baixo, mas que ele depende da probabilidade de se morrer de doenças cardíacas, a qual eu não sei, mas pode ser muito pequena (ou não).

Ainda, o estudo me pareceu estar sujeito a inúmeros fatores de confundimento. Por exemplo, pode ser que quem tem mais horas sedentárias também bebe menos água e beber pouca água (não ficar sentado) causaria o aumento no risco. É só um exemplo ridículo, mas se o estudo não é bem aleatorizado e controlado sabe lá o que pode estar aí como confundimento.

E lembre que o negócio não é provado até ser replicado (e mesmo sendo replicado abra o olho).

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...