segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que sabemos sobre a nossa saúde?

Esses dias ouvi dizer que os casos de câncer estão aumentando muito nos últimos anos. Tipo, estamos com a medicina cada vez mais avançada e curando mais câncer, mas por outro lado mais pessoas estão tendo a doença. Talvz seja simplesmente porque a população está vivendo mais e doenças como essa são mais comuns em idades avançadas. Não sei, mas o sujeito que comentou isso no rádio disse que isso é provavelmente devido a nossa alimentação, comemos muitas coisas artificiais, comemos muitas coisas que a nossa evolução não nos preparou para comer nos centenas de milhares de anos que passaram.

E depois também ouvi dizer que talvez tenhamos muitas alergias porque somos muito limpos. Pois é, a pesquisadora estava dizendo que nós fomos preparados para viver no meio de germes e tal, que nosso organismo sabe se defender bem das bactérias que estão comumente em todos os cantos. O fato de tomarmos muito banho, usarmos muito desinfetantes, limparmos a nos mesmo e o ambiente me que vivemos, em 99% dos casos apenas eliminou germes que nunca fariam mal algum para nosso organismo. E pode ser pior que isso, segundo ela - o nosso sistema imunológico talvez tenha ficado fraco por não ter que entrar em ação frequentemente. Igual os músculos, se vc não usa eles perdem a força. E o sistema imunológico fraco seria uma das causas das alergias. Ela citou que só países ricos e "limpinhos" tem alergia.

Enfim, interessante. Isso está em linha com o fato que não temos realmente experimentos de longo prazo com relação à saúde. Se um novo medicamente é lançado no mercado, um novo alimento, fazem um experimento lá e não verificam nenhum efeito nas cobaias e concluem que o negócio é bom. Mas pode não ter efeito agora, ou este ano, ou no ano que vem, ou em cinco anos, mas pode ter efeitos em 20 anos. Se vc come comida com unm dado conservante, faz isso todo dia ou toda semana, qual o efeito daqui 20 ou mais anos? Isso ninguém sabe, não é estudado....

Nenhum comentário: