quinta-feira, 31 de março de 2011

Eleições no Canadá

Primeiro a galera do noticiário tava falando da briga da oposição para conseguir informações detalhadas sobre uns projetos de lei a construção de presídios, compra de aviões militares e corte de certos impostos corporativos. E isso se estendeu desde o final do ano passado até agora. Então o lider do parlamento declarou que o gabinete estava em contenção do parlamento. Significa que eles estão impedindo ou atrasando o parlamento na sua tarefa de votar os projetos, nesse caso o problema era que o partido conservador, da situação, não dava informação necessária que eram os detalhes dos gastos. Da contenção do parlamento foi rapidamente para a moção de Não Confiança, que foi aprovada pelo Parlamento, significando que o Parlamento não confia mais no Primeiro Ministro, e daí a saída é novas eleições.

Pra mim foi muito estranho que praticamente do nada foi decidido no final de Março que haveria eleições federais em Maio. Equivalente a eleições presidenciais no Brasil, dado que o resultado pode ser a troca do Primeiro Ministro.

O que eu achei interessante foi essa sensação que por tão pouco eles já estão possivelmente substituindo o Primeiro Ministro. Tão pouco para quem está acostumado com o Brasil, onde político faz muito mais coisas erradas e ficam lá no cargo numa boa. E lembrei dos nossos mensalões que todo mundo acha coisa comum...

Nenhum comentário: