sábado, 26 de março de 2011

The Coconut Revolution

Esse é um documentário sobre a luta do povo da ilha de Bougainville contra as cooporações mineradoras e contra o domínio de Papua Nova Guiné. Como acontece raras vezes, os nativos, que são deslocados pelas atividades mineradoras que roubam suas terras, lutam e expulsam os invasores. Eles derrotam os exércitos Australiano, da Nova Zelandia e de Papua Nova Guiné, e ainda sobrevivem com êxito a um embargo imposta à sua ilha que impede qualquer suprimento de chegar na ilha. Os conflitos terminaram em 1998, mas infelizmente parece ainda hoje a situação ainda não está resolvida, com a Companhia mineradora querendo voltar à ilha.

O que é interessante para mim neste documentário é a forma descarada como os nossos interesses econômicos se sobrepõe qualquer outro interesse. Se minerar cobre e ouro dá dinheiro então isso justifica a invasão da terra dos nativos, a destruição do ambiente e dos rios locais, da cultura e da qualidade de vida de um povo. Isso não e o que acontece em Bougainville, mas acontece em todo lugar (por exemplo, neste outro documentário sobre a mineração do Uranio, onde o ambiente dos nativos Australianos é destruido). Na verdade o roubo das terras dos povos nativos pelos Europeus tem acontecido há tempos e tempos, mas é impressionante para mim que ainda aconteça no mundo de hoje. Que espécie de civilização somos nõs afinal?

Obs - O nome do filme é engraçado, mas tem tudo a ver. Assistindo ao documentário somos levados a acreditar que a vitória que a população nativa impôs aos forasteiros não teria sido possível sem o côco. Eles fazem de tudo com o côco, que é abundante na ilha.

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...