segunda-feira, 5 de julho de 2010

Novo Blog

Há tempos que eu penso em ter um blog mais voltado para coisas que eu vejo no meu mundo mais técnico, principalmente sobre estatísitica. Então há pouco tempo li que ter um blog pode ser uma boa coisa para seu currículo. Achei que faz todo sentido, um simples blog pode dar muita vantagem a você numa disputa por uma vaga. Um blog diz muito sobre você, o que você faz, emque se interessa, o seu nível de conhecimento. Talvez vai chegar um tempo onde você vai colocar os eu blog no seu currículo, vão inclusive pedir para você colocar. E quem não tiver vai estar em desvantagem. Pode ser injusto pois nem todos gostam de escrever e isso não temnada a ver com a competencia do sujeito. Mas um empregador pode se sentir muito mais seguro contratando alguém depois de ter a riqueza de informação sobre o indivíduo que um blog dá do que contratando alguém igualmente qualificado, mas do qual se tem muito menos informação.

Eu vi isso como um ponto interessante e válido. Não se trata muito de concordar ou discordar, mas de que essas coisas podem virar realidade a temos que nos adaptar a elas.

Aí vem o outro lado da moeda. Eu sempre considerei trabalhar com estatística aplicada a biologia (sei lá, pode ser agronomia, medicina, desenvolvimento de medicamentos, ecologia...). Acho que a estatistica nessas áreas é mais interessante, mais estatistica. É simplesmente um desejo de explorar o mundo da estatística, de conhecer outras áreas, uma sede de conhecimento. Mas suponha que eu quisesse procurar um emprego nessa área, como ia conseguir se não tenho nenhuma experiência? Não tem nada que eu possa colocar no meu CV que indique que eu daria conta do recado na indústria farmaceutica, por exemplo. Como vou conseguir entrar lá então?

Denovo a idéia do blog me pareceu fazer sentido. Um possível empregador buscando um possível candidato para uma possível vaga poderia possivelmente considerar um blog como evidência do que eu sei sobre estatística, evidência que possivelmente contaria como algo senão como experiência. Minha nossa, quantas possibilidades...

Mas longe de ser somente isso, eu gosto de escrever sobre o que aprendo, independente de ser na área de biologia. Então porque não?

Esse blog não tem sido muito apropriado para expressar coisas mais técnicas. Ele é um blog mais pessoal, relacionado aos amigos, à experiências novas em um país novo, à pensamentos que estão longe do meu ambiente de trabalho, de minha formação acadêmica. Eu andei escrevendo coisas sobre estatísitica aqui, mas acabam ficando perdidas no meio de tantos textos informais sobre o cotidiano.

Assim resolvi criar um novo blog. Não sei quem vai ler, talvez não seja para meus amigos que não são estatísticos. É algo mais profissional mas que para mim é também lazer. Escrever é também uma forma de aprender, afinal se queremos escrever precisamos nos forçar a entender o assunto, não dá para esccrever apenas lendo superficialmente. Mas não me importa muito quem vai ler (ou se alguém vai ler) e sinceramente nem me importa muito se vai ser útil numa possível tendência de blogs fazerem parte do currículo. É apenas algo novo que gosto de fazer.

Espero que o número de posts aqui não diminua, afinal acho que tem pouca sobreposição o que escrevo aqui e o que escrevo lá. Com certeza a nova empreitada vai exigir mais de mim, mas isso é uma caracterísitica minha. Vamos ver, acredito que coisas como essas podem apenas serem boas e apenas nos fazem crescer...

Um comentário:

Anônimo disse...

fala ai marcos sanches blz! me chamo sergio sou carioca ex:maratonista e estou aqui em toronto/canada, agora tbm sou amigo da mayumi la de sao paulo foi ela quem falou sobre seu blog que vc tbm estava aqui!
e ai resolvi entrar em contato eu morna st; clair com dufferin
meu tel 647-8932700 me liga pra gente trocar umas ideias e quem sabe marcar um treino ok!
abraço
sergiocorredor

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...