sábado, 6 de abril de 2024

Spring Run Off

 Hoje foi o dia da corrida de Primavera da Canada Running Series. O nome significa tipo a corrida de Primavera de início de temporada, pois agora começa a temporada de corridas, começa a ter bastante corrida. Isso não significa necessariamente que os corredores não treinam no inverno. Na verdade, várias maratonas importantes são agora, por example, a de Mississauga em Abril e a de Toronto no começo de Maio. E se você vai correr essas maratonas você teve que treinar no inverno, lembrando que dá para treinar em esteiras e até em pistas cobertas. Não o meu caso.

Enfim, a corrida foi no High Park, com largada um pouco tarde, às 10AM. Com isso eu decidi que iria de bicicleta, talvez com uma corrida leve no começo, para dar uma esquentada. A temperatura estava nos 5 graus, tempo limpo e eu estava indeciso se precisava gorro e se andar de vicicleta de shorts não ia ser muito frio. Por isso pensei em correr uns 3km antes, pegar a bike e pedalar os restantes 5km. Mas eu tinha corrido forte 10km ontem e 5 anteontem, e não estava muito afim de correr mais do que precisava. Mas logo que saí na rua, achei que o frio não era muito e daria para pedalar o tempo todo. A decisão foi acertada nesse sentido, mas o sol estava muito claro e tive um pouco de dificuldade com parte do caminho que eu não conhecia bem.

Quando cheguei no High Park decidi colocar a bike na estação da Keele, um com um pouco para andar, pois imaginava não ter lugar nas estações mais perto. A estação estava cheia, mas tinha um sujeito com uma mulher ali que pareciam querer pegar uma bike. Eu cheguei perto e fiquei esperando, mas ele não pegava a bike, e eu perguntei se ele ia pegar. Ele disse que sim, que estava escolhendo uma que ele gostava, fez uma piada que eu deveria pegar a bike para mim e levar pra casa. Okay, eu disse, e ele saiu andando devagar e olhando as bikes. Eu notei que ele tinha algo na mão e que a mulher não estava procurando bikes... estranho... eu caí fora. Pensei inicialmente que ele estava esperando eu deixar a bike sem travar porque não tinha lugar, e ele a pegaria. Mas ele era estranho, devia ser algum maconheiro que vai no High Park para achar lugar mais vazios, e estava ali na entrada do parque enrolando. Eu não perdi muito tempo, saí para procurar outra estação. Essa palavra "procurar" é terrível, mesmo quando eu sei onde são as estações e eu sabia onde tinha umas 4 estações mais perto do parque e uma dentro do parque, e uma mais longe. Quando cheguei na primeira estação ela estava cheia também, e aí eu resolvi ir na estação mais longe, e por sorte tinha vários lugares. Voltei correndo para o parque, um pouco preocupado que eu ainda tinha que achar a largada e colocar o número em 20 minutos. 

É fácil achar a largada, eu sabia onde era, mas você nunca sabe se o caminho para chegar lá vai estar livre, e ao chegar lá tem que achar o seu portão, o meu sendo o amarelo, mas eu não enxergo cores. Felizmente não houve dificuldades, eu logo cheguei num voluntário falando alto que se você era cor roxa, para entrar alí, senão seguir adiante. Okay, eu tinha que seguir adiante, seria fácil, agora era só parar um pouco e colocar o número pois ainda tinha bastante tempo. Depois acabei passando pela meu portão sem ver, cheguei no vermelho, e perguntando, vi que era só entrar ali mesmo e andar um pouco para trás que eu estava no amarelo. 

O portão amarelo foi onde minha previsão de 5min/km me colocou. É uma previsão de tempo bem modesta, pois eu sabia que o parque tem muita subidas e lugares estreitos. E depois dos treinos, da corridinha na estação de bicicleta até a largada, eu achava que esse ritmo médio seria bom. Na verdade tinha muita gente, sol, e eu estava até meio arrependido de estar ali, imaginando que estaria bem lento e com muita gente o tempo todo.

A largada foi dada e apertei o cronômetro embaixo do pórtico. Realmente havia muita gente, mas a largada foi meio na descida e o ritmo estava bom. O que me chamou muita atenção no primeiro km foi os postinhos no meio da rua,, a cada 20 metros ou pouco mais, finos e da altura da cintura. Estava muito pouco confortável com os postes, pois às vezes eles sumiam, e acabei tendo que prestar muita atenção o tempo todo nos postes e nos outros corredores. 

Acabei rodando o primeiro km para 4:45 min/km, o que é mais rápido do que eu percebi, considerando também que este km era descida na maior parte. O ritmo melhorou nos km 2 e 3, o que está de acordom com minha percepção, ainda que pegamos uma grande subida. O ritmo melhorou na maior parte porque o congestionamento alivou, particularmente foi o caso no terceiro km, o que foi um pouco surpreendente. Havia momentos que eu me via sozinho, e o próximo corredor estava 10m a frente.
O km 5 foi antes de uma grande descida, o que ajudou o bom tempo no km 6, apesar que eu sinto um pouco de receio de soltar o pé em descidas, tipo caso haja um quebra-mola ou buraco que eu não vejo. O km 6 foi na parte Sul do parque, mas eu não o vi. 

Ali eu percebi um rapaz correndo muito facilmente, narrando o percurso para uma moça qu eo seguia. Ele ditava as subidas e descidas, de forma que pensei que ela fosse cega e ele fosse o guia. O fato me interessou, talvez eu devesse me juntar a ela. Mas, de forma interessante, logo o rapaz sumiu, e a garota que pensei que fosse cega estava sozinha e correndo normalmente, o que parecia. Logo a perdi também. Não sei o que houve, e me confundi com a pessoa, ou se interpretei errado e não havia ninguem cego. Um momento o cara falou para ela "Muito bom!", e outro rapaz pensou que era pra ele, ou estava só zoando, e respondeu "Obrigado". Denovo, essa foi minha percepção do que aconteceu, e pensei que talvez o rapaz ficou por ali, mas parou de falar por causa disso. Infelizmente eu confio pouco no que vejo, e como interpreto as situações por causa disso, tal que eu não sei até que ponto percebi o esquema corretamente. 

Vi a placa do km 7, ponto em que já me sentia cansado, e sabia que vinha muita subida pela frente, dado a enorme descida depois do km 5. Na verdade acho que posso dizer que pelo km 6  o cansaço começou a pegar, o que é confirmado pelo ritmo no sexto km, que não era muito plano. No km 7, sabendo que faltava só 1km, tentei manter o ritmo, mas no final havia uma subida enorme e o ritmo caiu quase para o de uma caminhada... Mas segundo o Garmin ainda rodei abaixo dos 5min/km. 

O ritmo final foi de 4:44 min/km, que foi muito melhor do que eu esperava. Gostei particularmente do desempenho até mais ou menos o km 6, quando apesar do ritmo e de ter corrido nos dias anteriores, me senti bem. Mas minha percepção é que eu não estou preparado o suficiente no quesito resistência, dado que acabei me sentindo cansado depois do km 6. Não sei se é uma percepção correta, mas é uma que tenho tido. Talvez é de se esperar, se pensarmos que estava mais rápido do que deveria nos km iniciais, mas minha percepção é que os kms iniciais foram mais ou menos tranquilo. Enfim, foi bom. Talvez amanhã eu tento uma volta em algum bairro, bem devagar.

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro - Cabbbagetown South St Jamess Town

 Depois de um treino mais ou menos long ontem, resolvi dara a volta em um novo bairro hoje, popularmente conhecido como Cabbagetown. Como on...