domingo, 7 de abril de 2024

Eclipse Solar Total

 Amanhã vai ter eclipse total do sol, que vai ser visível nas proximidades de Toronto. Em Toronto, o eclipse não vai ser total, vai sobrar um restinho pequeno do sol sem cobrir. 

O trecho onde a lua vai cobrir o sol inteiramente é mostrado no mapa, é um trecho estreito. No entanto, o eclipse vai poder se visto praticamente de qualquer lugar da América do Norte, mas de forma parcial, que tem menos graça né. 
Por causa disso, por Toronto estar bem pertinho do caminho onde o sol vai ser completamente coberto, muito se fala dele por aqui. Algumas pessoas tiraram o dia de férias e vão viajar para um lugar onde o sol vai ser coberto. Eu pensei em fazer isso, mas acabei decidindo que não vale a pena, dado que em Toronto já vai ser bem legal. Na expectativa, eu comprei um óculos para poder olhar o sol.

Depois de dizer tudo isso, vale dizer que a previsão do tempo para amanhã para o horário do eclipse em Toronto é de tempo nublado... Enfim, não sei se vai dar para ver muito, mas acho que pelo menos vai ficar bem escuro as 3:30 da tarde, na hora do eclipse, depois fica claro denovo, ainda se nublado.

Mutio tem se falado do eclipse no rádio, e nas conversas entre as pessoas. Tem se pedido mutio cuidado ao dirigir nas rodovias, e até recomendações para evitar dirigir para locais onde o sol vai ser coberto, pois vai ter muita gente fazendo o mesmo. Outros lembrando a galera que trabalha em certos tipos de trabalho, ocmo hospitais, que o atendimento não pode parar. As escolas em Toronto vão estar fechadas, segundo dizem pela preocupação que as crianças vão olhar diretamente para o sol e prejudicar os olhos.

Eu tenho achado tudo meio exagerado, só que de uma certa forma faz sentido. Isso porque eclipse total em Toronto, depois desse pode esquecer. Em 2044 vai ter um que passa pelo Canada, mas longe de Toronto. Em 2045 tem um que passa pelos EUA, longe de Toronto, com o sol cobrindo parcialmente em Toronto. Mas eclipses que nao cobrem o sol totalmente tem mais. E se considerarmos o mundo todo, então tem tipo um por ano ou por 2 anos, que cobre o sol totalmente. Se considerarmos também eclipses lunares então tem bastante. 

Outra coisa que me veio a cabeça, colocando meu shapéu de estatística, é relativo a evidência de que olhar para o sol é perigoso. Na dúvida não vai fazer mal se você não olhar pro sol diretamente, mas estamos aqui pensando estritamente de forma científica, questionando, não estamos fazendo recomendações. Há dois pontos principais que chamaram a minha atenção imediatamente e merecem questionamento. 1) sempre te dizem para não olhar para o sol, mas nunca oferecem evidence de que faz mal para os olhos. Okay, faz sentido pensar que faz mal, mas tem evidência? Talvez tenha, eu não procurei muito, só que assumind que faz mal para os olhos, 2) porque não um pico de pessoas perdendo a visão depois de eclipses solares? Mesmo com todos os avisos, tem tantas pessoas expostas e o incentivo é tão grande num eclipse que faz sentido pensar que muitas pessoas acabam olhando ara o sol sem proteção. Se tivesse um pico de casos de olhos danificados depois de eclipses, certamente teriam artigos científicos mostrando isso, e quando dizem para não olharmos para o sol citariam esses artigos. Enfim, eu paro por aqui, mas fica aí a questão se temos ou não evidência, ou se na maior parte estão ponde medo na população sem ter evidência, ao invés de falar a verdade (tipo, talvez a verdade seja que não temos evidência, então não devemos ficar super preocupados, mas certamente olhar para o sol não é algo agradável e provavelmente não é bom... ou algo assim).

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro - Cabbbagetown South St Jamess Town

 Depois de um treino mais ou menos long ontem, resolvi dara a volta em um novo bairro hoje, popularmente conhecido como Cabbagetown. Como on...