terça-feira, 23 de abril de 2024

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua por mais 10 minutos se estiver se sentindo bem, e termina com mais 15 minutos de desaquecimento. Tanto o aquecimento quanto o desaquecimento não tem ritmo, você pode fazer o que quiser, andar, correr...

Eu acordei cedo, me sentindo mais ou menos, mas pronto par ao treino. Saí um pouco depois das 4 da manhã, sem comer nada pois sentia que tinha comido um pouco mais do que devia no jantar de ontem. A temperatura de 8 graus era animadora, acima do usual, e com pouco vento.

Eu geralmente gosto dos treinos de ritmo de corrida, pois é gostosa a sensação de correr rápido, mas num ritmo sustentável, não tão rápido como em tiros. É gostoso nos dias que a gente está bem. E eu fico meio planejando para segurar o ritmo por mais do que os 30 minutos do treino. Então quando saí eu pensei em já fazer o aquecimento mais rápido, para já chegar no começo do goal pace no ritmo certo. E deu tudo certo, passei o primeiro km para 5:15, que é acima do tempo mas mais rápido do que o primeiro km em geral. O primeiro km a gente tá frio, pego uma ruazinha meio cheia de buraco e corro um pouco em calçada, é meio zoado, nunca é rápido. Mas eu me sentia bem, já meio que previ que o segundo km seria bom, e tentei manter o ritmo sem ficar cansado. Passei o km 2 mais rápido do que o goal pace, e o km 3 no limite superior, o suficiente para compensar o primeiro km e fazer o aquecimento inteiro num ritmo médio de goal pace. 

Quando o goal pace começou eu me sentia bem e sabia que conseguiria fazer os 30 minutos naquele ritmo, bem. No entanto aumentei o ritmo, e rodei o primeiro km para 4:28, já mais rápido do que o alvo do goal pace. Sem querer querendo me coloquei numa situação mais arriscada, em que eu já não sabia mais se conseguiria fazer os 10 minutos adicionais ou teria que parar depois de 20 minutos. O ritmo aumentou ainda mais e rodei a segunda metade dos 20 mintuos iniciais abaixo dos 4:20. Me sentia bem e estava determinado a seguir e completar mais 10 minutos, mas sempre em dúvida se conseguiria manter o ritmo. A gente pensa tipo - ah, se não der para segurar a gente alivia e roda no goal pace, não precisa ficar nesse ritmo... 

Enfim, os 10 minutos seguintes, laps 10, 11 e 12, foram em média abaixo dos 4:20 também, muito bom, apesar que terminei cansado e depois que passei o segundo km dei uma desacelerado até completar os 10 minutos. Daí vieram os 15 minutos de desaquecimento e eu continuei desacelerado no começo, pensando que seria legal se eu conseguisse segurar abaixo dos 5:00. Mas logo me senti melhor, e depois de passar o primairo km perto dos 4:30 de alguma forma me sentia mais descansado e com isso o ritmo voltou para baixo dos 4:20, com o km 3 sendo o mais rápido a 4:12, mas terminei bem cansado.
O total tinha dado 13.5km e ali mesmo já fiz uma conta rápida que se tirasse o aquecimento, o resto daria 10 km, e tinha boas chances de que isso daria um recorde nos 10km.

Segundo o Garmin, rodei 10 km para 43:08, 4:19 por km, o recorde desde que comprei o Garmin. Foi recorde também os 5km com 21:17, 4:15 por km. Os tempos são muito bons, mais ou menos o que eu fazia 20 anos atrás! Eu fico um pouco com o pé atrás com o Garmin, tipo se ele marca a a distância correta. Na meia de Lisboa, por exemplo, ele marcou uma distância um pouco maior, não muito, mas que influencia o cálculo do tempo e ritmo. Enfim, o ideal seria uma corrida com distãncia conferida, assumindo que eles não medem a distânciqa com o Garmin... O percurso que eu uso para o treino é tembém quase plano, portanto perto do ideal.

Enfim, treino muito bom!

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro - Cabbbagetown South St Jamess Town

 Depois de um treino mais ou menos long ontem, resolvi dara a volta em um novo bairro hoje, popularmente conhecido como Cabbagetown. Como on...