domingo, 7 de abril de 2024

Trote Leve

 Hoje eu me senti cansado e dado o dia de descanso na planilha de treino, eu resolvi rodar para marcar ponto apenas. Acordei mais tarde e uma idea interessante foi ir correr na pista, que eu tinha notado estar livre já. 

No começo do inverno eles fecham a pista e colocam uma tenda enorme nela, que é aquecida e serve para os alunos da escola fazer esportes no inverno. Eu passo lá em frente sempre nos meus treinos e tinha notado que a tenda não estava mais lá. Só que a pista não tem iluminação e é meio zoado correr nela no escuro. Por isso então hoje foi um dia bom para ir lá depois de vários meses sem correr na pista.

Comecei bem lento, sentindo a parna cansada, me arrastando, e cheguei na pista no km 2. Nada de novo, a pista como sempre está boa para correr, ideal para treinos de tiros, eu acho. Eles colocaram uma crca em volta para as bolas não erem longe, que eu não gostei muito pois ela fica muito perto da última raia, que é a que tem mais ou menos 400m, e a que eu geralmente uso. É porque sempre fico no receio de que a cerca invade a pista e eu que não vejo direito fico ali não só focado no treino, mas se a pista tá limpa. Num ponto a cerca, que é de um material plástico, estava realmnente arriada, meio que invadindo a pista. Mas okay, é bom ter a pista como uma alternativa. 

Depois de uma volta, resolvi que a pista tava chata, e pensei em ir na pista lá em cima, perto da belt-line. Aquela é de cascalho, mas parece ser olímpica, isto é, ter 400 metros na raia de dentro.Fui, e acabou que o treino que eu tava planejando parar com 3km, deu 6km. Depois voltei andando, mais 3 km.

Uma coisa interessante desse treino é que eu imaginei o tempo todo estar muito mais lento do que eu estava. Ou não sei, será que o Garmin pisou na bola e marcou errado? Provavelmente não, pois o km 3 foi praticamente inteiro na pista, e uma vez sabendo onde foi o km 2, dá para calcular com boa precisão onde o 3 vai ser, e foi lá mesmo. Quando vi que tinha passado o km 1 para 5:29 eu na verdade li 6:29, e pensei que o ritmo tava bom. E assim também no soutros km, dado a minha dificuldade de ver o tempo, foquei nos segundos e assumi o minuto ser 6. Mas em casa, vendo a média de 5:51, fiquei surpreso. Só um km, o 5, que é uma subidinha o tempo todo praticamente, foi na casa dos 6. Esse foi ritmo do treino leve da planilha, que eu achava um pouco forte, não no sentido de ser difícil, mas no sentido de que quando falam que em treino leve você tem que ir devagar o suficiente para poder conversar, segundo esse critério o treino leve nem sempre era leve para mim. Mas hoje com certeza eu poderia ter conversado o tempo todo se estivesse correndo com alguém. Legal, talvez seja bom sinal. 
Amanhã tem treino tired run de quase 5km, que eu não sei direito o que significa mas tento correr rápido. Talvez deva fazer uma excessão amanhã e não tentar ir tão rápido, dado que na terça tem Time trial de 1 milha...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro - Cabbbagetown South St Jamess Town

 Depois de um treino mais ou menos long ontem, resolvi dara a volta em um novo bairro hoje, popularmente conhecido como Cabbagetown. Como on...