domingo, 18 de fevereiro de 2024

Progression Run e Longãp

 Hoje, com um dia de atraso, eu fui para o longão da semana, que não foi tão longo mas teve um aumento de ritmo no final.  Na quinta teve treino de stride repeat, que são tiros de 20 segundos, para você dar passos bem rápido. O treino parece fácil, mas não é, tipo se você corre os 20 segundos bem forte, depois só tem 45 segundos para descansar, enfim, com 10 tiros você tá só o pó. Só que no total dá uns 30 minutos de treino, o que acaba sendo o treino mais curto em termos de tempo.

Na sexta eu dei a volta no bairro ali, que contem no post passado. Não estava voando baixo, foi meio difícil comparado com o que eu esperava desses treinos que são bem lentos. Na planilha seria um dia de descanso.

Ontem, sábado, eu saí e estava nevando um pouco, e tinha neve no chão, seria difícil fazer um longo por causa da falta de atrito com o asfalto, você vai patinando o tempo todo. Se tem uma camada de neve, então é difícil porque parece areia. Mas ontem faltava aderência, o que é zoado. Eu também não estava necessariamente me sentindo inteiro e então resolvi ir para um treino curto, sem compromissos e acabei correndo só uns 4 km, mudando o longão para hoje. 

Em termos de condições do piso, hoje estava muito bom. Como eu corro 99% no meio da rua, o piso estava limpo e com bastante aderência. Dado que eles jogam muito sal, a neve na rua acaba derretendo e os carros passam e ela some, fica tudo limpo. Mesmo enquanto em partes da calçada e nas sargetas a neve acumula e não derrete pois a temperatura não esquentou desde a última neve. Hoje durando o treino estava -6 graus. Enfim, estava bom, fora o frio. E o frio não é pouca coisa, acaba enchendo o saco quando todo dia você acorda ra terina e tá abaixo de zero.

Lá fui eu, porque tinha que ir. O Garmin demorou muito mais do que usual para achar o satélite e dar luz verde para o início do treino. Depois dos 5 minutos de aquecimento, eu rodei o primeiro km para 5:14, o que foi surpreendente, esta mais rápido do que a planilha que indica de 5:20 a 5:59 para os primeiros 70 minutos. Pensei que deveria reduzir o ritmo, afinal 70 minutos não é pouco e depois teria que aumentar o ritmo por 10 minuts, e então aumentar mais ainda por 5 minutos, fechando com 5 minutos de desaquecimento.
Mas sei lá, é difícil diminuir. Você tá sentindo que vai indo bem e quer manter, e eu fui mantendo mais ou menos no mesmo ritmo, passando o km 2 para 5:18. Por volta do km 6 o ritmo tava aumentando mais ainda e acabei rodando os km 10 e 11 para baixo dos 5min/km. A única coisa que não estava tão boa era o frio, que quando eu it para o Oeste e Norte, congelava o nariz e rosto... Eu fiquei rodano no quanteirão de 800 metros mais ou menos, então ia para Oeste e Norte a cada volta. 

Estava bem rápido para um longão, e estava pensando que ia ser fácil acelerar para o ritmo de corrida depois dos 70 minutos. No entanto comecei a sentir um pouco depois do km 10, e passei o 12 e o 13 mais devagar, mas não muito, no entando o sucifiente que eu sabia que tinha tirado o pé. Depois do 13 eu sabia que estava chegando a hora de acelerar um pouco então diminuí o ritmo para descansar um pouco enquanto esperava Garmin avisar que os 70 minutos terminaram e começar os 10 minutos de ritmo mais forte. 

Rodei os 10 minutos seguintes dentro do ritmo esperado de 4:40 a 4:51, e não achei tão difícil, mas definitivamente estava cansado. Denovo tirei o pé no segundo km, e mais ainda depois do segundo km, para esperar o Garmin anunciar os 5 minutos finais, para aumentar o ritmo para 4:20 a 4:30. Não consegui, passei o primeiro km para 4:32, só o pó, e sabendo que faltava pouco para o final dos 5 minutos e final do treino, não teve jeito, o ritmo caiu nos 28 segundos seguintes, quando então o Garmin avisou que podia ir para os 5 minutos finais de desaquecimento, que ainda rodei para baixo dos 6min/km.

Foi muito bom, pois melhorou em relação ao Progression Run que fiz duas semanas atrás, onde a primeira parte era 60 minutos ao invês de 70. Não só rodei os 60 minutos acima dos 5:20 mas quando chegou nos 10 minutos mais forte eu mal consegui cumprir a planilha, e nos 5 minutos ainda mais forte, eu apenas tentei manter o ritmo ao invês de ir mais rápido. Hoje foi muito melhor, com os 70 minutos bem rápido, e ainda praticamente consegui seguir o ritmo da planilha nos próximos 15 minutos. 

Amanhã tem treino leve...

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...