sábado, 3 de fevereiro de 2024

Longo Pregression Run

 Hoje o treino foi uma mistura de longo com Progreesion Run. Estava 2 graus negativos, que já é mais frio do que o ideal, se bem que nesta altura do campeonato eu tô agradecendo que a temperatura não tá decendo para níveis não corríveis.

O treino era um progression rum com um longo. Depois de 5 minutos de aquecimento, você roda leve por 1 hora. Nos 10 minutos seguinte, aumenta para 4:45 por km. Nos 5 minutos finais, aumenta para 4:20 por km. 

Essa dos 4:20 eu sabia que dificilmente rolava. Para rodar nesse ritmo por 5 minutos eu preciso estar rodando a 4:45 fácil, igual na meia de Toronto e Montreal ano passado. Ou seja, não é impossível, mas eu não estou naquele nível.
Apesar disso terminei esse treino muito melhor do que no sábado passado, que foi longo mesmo de 21km e eu terminei quebrado.

1 hora de treino leve, ritmo de longo normal, foi tranquilo, e eu rodei mais rápido do que o definido no treino. Só que quendo chegou nos 10 minutos de mais fortes, eu percebi que nao tinha pernas. Rodei o primeiro km para 4:43, ritmo perfeito, mas não dava para segurar. Caiu para 4:55 no segundo km e eu estava feliz que não caiu pra baixo dos 5. Daí fechou os primeiro 10 minutos e era para aumentar ainda mais o ritmo nos 5 minutos seguintes. Era impossível, mas ainda consegui segurar por volta dos 4:50.

Como o ritmo tinha caído depois do primeiro km e eu estava bem cansado, pensei em terminar o treino. Uma vez fiz isso, mas me arrependi. Se você vai ser derrotado pela planilha, então qual é pior, você já para logo e não termina o treino, ou termina ritmo abaixo do definido? Enfim, eu tentei os dois e me senti pior parando o treino. Mas me senti pior do que continuando. O Garmin não tira sarro, ele colocou Good Job mesmo que eu não rodei no ritmo esperado. Se você para antes do final, dependendo onde para, arrisca ele colocar "There is room for improvement". Enfim, a vontade de parar foi muita, dado o quanto cansado eu estava para segurar aquele ritmo, mas eu fui continuando até o final. 

No dia 19 de Janeiro teve um Progression Run. O treino era identico ao de hoje, e na parte final do treino foi mais ou menos identico também, um pouco melhor hoje que rodei o primeiro km para 4:43 e naquele treino fiz 4:50. Amobs eu não consegui acelerar nos 5 minutos finais. O ritmo do treino leve foi melhor dessa vez, ficando por volta dos 5:20 comparado com 5:30 duas semanas atrás. Com isso, corri meio km a mais hoje. Vou considerar isso como tendo melhorado...

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...