domingo, 6 de junho de 2010

Continuam inventando coisas novas

Todo mundo sabe que algumas pessoas fazem fortuna com idéias simples, principalmente nesse tempo de internet. O sujeito do twiter, por exemplo, o do Windows, o do Google... e sei lá quantos mais, enfim, a gente começa a pensar se fosse a gente que tivesse uma idéia dessas para ficar rico/famoso da noite pro dia.

Não sei se o sujeito ficou rico, mas hoje eu ouvi no rádio sobre uma página na internet que oferece grandes ofertas todos os dias. O mecanismo é simples, muitos comerciantes dariam um bom desconto para um produto se soubessem que muitas pessoas iriam comprá-lo, porque aí a quantidade compensa o preço mais em conta. Ou eles poderiam fazer isso sem visar lucro, só para criar uma experiência com o produto. Pois bem, a página anuncia a oferta, e se você está interessado, você paga por ela e tem o direito de imprimir um cupom. Por exemplo, o cupom diz que você tem direito a $20 em comida no restaurante X, mas você paga $10 pelo cupom. Se pelo menos 30 pessoas comprarem o cupom, então a oferta é válida, senão não é. Se você comprar o cupom e não tiver outras 29 pessoas fazendo o mesmo, você não tem o seu cartão de crédito debitado (porque a oferta não é válida, não atingiu a quantidade mínima).

Imagino que o sujeito do site recebe parte da grana da venda dos cupons. Ou pode ser até que ele viva apenas das propagandas no site, já que pelo que vejo há um movimento grande de visitantes (mas nesse link que coloquei não vi nenhuma propaganda).

Existem pelo menos 4 destes sites em Toronto, eles são por cidades. E já existem sites que pegam as ofertas de todos estes sites e colocam juntas...

Isso me lembrou que eu costumo ser um cliente leal no restaurante na hora do almoço do trabalho. Vou muito no mesmo restaurante. E sempre pensei (mesmo ainda no Brasil) em propor a eles um negócio onde eles me dariam um bom desconto e eu pagaria por mês. Por exemplo, se eu pago $7 por refeição, proporia a eles pagar $100 por mês e ter direito a 20 refeições. O meu pagamento mensal garantiria a eles que eu vou comprar sempre lá e compensaria o preço bem menor que eu pagaria (alem de evitar que eu experimentasse a concorrência). Se eles não aceitassem o acordo, acabariam fazendo menos de $100 comigo já que eu não ia mais comprar só lá...e quem sabe faria o acordo com outro restaurante... Mas nunca levei o plano adiante... Parece que eu poderia ter pensado um pouco mais e tido essa idéia do site há anos atrás...

Nenhum comentário: