quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2008 e feliz 2009

Terminamos mais um ano, que passou rápido como sempre. O primeiro de janeiro foi frio, com predomínio de temperatura abaixo de 10 negativos, e eu vou dizer a verdade, nem saí de casa. Diferente da virada do ano passado onde fomos ao centro, vimos os fogos, temperatura de 5 negativos, sem vento, neve fina caindo, foi legal. Este ano não escutei os fogos, a não ser os do Brasil, por telefone e na internet. Em termos de fogos damos de 10 a 0 no Canadá.

Não tenho muitos planos para 2009. Não sou de ficar fazendo muitos planos, apenas alguns mais necessários. Neste ano eu quero voltar ao Brasil pelo menos uma vez, e há um sonho de voltar duas, mas não é objetivo. Incluo como planos ler mais, tantos livros de estatística que é a minha área como outros livros e conseguir tempo para isso vagando menos pela internet. Sempre tenho o plano de dominar todos os assuntos da minha área que encaro no trabalho, nesse sentido há bastante a ser feito, mas é uma obsessão. Talvez objetivo de decidir se quero ficar aqui por muito tempo ou não. Eu diria que 2008 fez as coisas ficarem um pouco nubladas nesse sentido, talvez um pouco pelo frio e com certeza bastante pela saudade das pessoas. Mas isso porque em 2007 eu estava certo de que queria ficar aqui, mas mal tinha chegado, então...

2008 foi bom em muitos sentidos. Tenho aprendido muito por aqui, e me diverti bastante também. Eu diria que foi o ano da consolidação no trabalho, já conheço todo mundo na empresa, já conquistei a confiança de muito, mas mais importante, a do chefe. E estou expandindo os tentáculos para unidades na América do Norte fora de Toronto, tendo contatos com pessoas em outras unidades da empresa no Canada e US. Com isso sinto uma posição mais sólida dentro do grupo, que em 2007 eu mal conhecia. Com isso tudo eu aprendi muito também, principalmente porque fazer pesquisa aqui não é igual fazer pesquisa no Brasil, mas também porque tive contato com pessoas que fazem diferentes análises e porque trabalho para um departamento diferente de onde estava no Brasil e tenho que entender análises diferentes também. Foi um ano de bastante crescimento no trabalho (excetuando-se o salário...rsrs).

Em 2008 eu fiquei um pouco melhor com a língua inglesa. Já não tenho medo de conversar com o pessoal, já consigo me comunicar razoavelmente. No trabalho a comunicação é até fácil, mas fora do trabalho vou demorar para ter fluência. Infelizmente isso é explicado em parte por eu não ligar para aprender inglês. Estudar inglês não é uma coisa que eu sinto muito prazer, é só uma lingua que dominou o mundo, mas no mais não é melhor que a minha lingua...

Em 2008 eu conheci muito mais Toronto e a vizinhança. Principalmente porque comprei uma bicicleta, pedalei muito nas redondezas da cidade quando a temperatura deixou. Foram aventuras interessantes.

Em 2008 corri muito, corri quase todo dia mas pouco fui em corridas. Vejo 2009 como sendo da mesma forma.

Em 2008 conheci pessoas, fiz algumas amizades que me fizeram me sentir mais a vontade aqui.

Em 2008 conheci completei um ano aqui e conheci as 4 estações. Me deliciei com o clima e admirei muito tantas diferenças que temos aqui em relação ao Brasil.

E em 2008 eu fiquei 15 dias no Brasil. Só isso, e 350 dias no Canadá. Mas foi um ano em que ver os colegas e familiares no Brasil me trouxe bastante emoção e alegria.

Mas 2008 já se foi, que venha 2009! Que o mundo seja melhor, e Feliz Ano Novo a todos!

Um comentário:

Mayumi disse...

Oi, Marcos:
Feliz 2009 para você! parabéns pelos progressos no seu trabalho! E como é bom ler um relato seu, dizendo que já se vira bem em inglês, que explorou a região de bicicleta (eu fiz o mesmo no meu tempo de estudante estrangeira!), e que está um frio de rachar! Quanto aos fogos de artifício... bem, onde eu estava tinha festival de fogos, então... não posso comentar nada! Rsrs. Vou ler os seus outros relatos! Um grande abraço!

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...