domingo, 18 de janeiro de 2009

Treinando na neve





Finalmente a onda de frio terminou e hoje de manhã o dia começou nevando e eu resolvi ir correr. Na TV falava que havia caido 20 cm de neve, ou seja, eu já fui sabendo que a situação lá fora tava complicada. Quando cai toda essa neve e você de quebra sai de manhã, antes de ter dado tempo de a galera limpar a neve, então vc pode estar preparado para literalmente enfiar o pé na neve. O lado positivo é que logo depois que cai a neve não escorrega, ela é macia, como areia, mas muito mais leve.

Por muitos trechos eu corri afundando o pé na neve, uns 10, 15 cm. Resolvi ir para a trilha e lá a situação não estava melhor, muita neve para todo lado. Ainda assim eu não era o único corredor na parada, vi uns quatro de nós. Mas segui, e a beleza da paisagem superava o cansaço causado pela corrida na neve. Aqui estão as fotos que tirei. No começo ainda nevava, mas logo diminuiu e parou. Não faz diferença também, o problema de quando está nevando é que dependendo da neve ela cai nos óculos e fica ruim de enxergar, mas fora isso o resto é tranquilo.

As vezes eu tive que correr na rua pois não se via onde era a calçada. Por várias vezes eu não sabia direito onde pisava pois tudo que via era um branco total, não sabia onde era sarjeta, calçada, rua. Mas era bonito e o frio não era suficiente para atrapalhar a minha diversão. Eu acabei rodando em torno de 11Km, parando bastante para as fotos. E vou tentar recomeçar, voltar a caprichar nos treinos em pleno inverno, afinal agora temos uma maratona pela frente. Eu tinha decidido fazer isso na semana passada, mas realmente não deu, a onda de frio desta semana foi cruel, com a temperatura sempre perto dos 20 negativos e sensação térmica bem abaixo disso. Eu caminhava para o trabalho e chegava lá com o nariz congelado. O governo decretou estado de frio intenso, e mais abrigos foram disponibilizados para os sem tetos. Na TV aconselhavam a não ficar muito tempo em locais abertos pois com meia hora a pele desprotegida congelaria. Enfim, melhor desistir da maratona do que congelar nos treinos, eu já passei desse tempo...rsrs... Mas parece que agora vai ficar sempre quente, temperatura subiu bastante, estamos com 2 a 5 negativos agora, que é bem tranquilo para treinar. O problema agora é menos o frio e mais o estado das ruas e calçadas...

Sobre as fotos aí. A primeira mostra como está a minha trilha, totalmente tomada pela neve, não se vê o chão, não se vê onde se pisa, o que vemos é somente um caminho sem árvores, que é por onde devemos seguir. A segunda foto eu achei engraçado e tirei a foto, os carros totalmente cobertos de neve. A terceira foto eu estou deitado na neve, na trilha onde corri. A quarta e quinta foto são tiradas exatamente no mesmo lugar, mas a quarta foto foi tirada hoje enquanto que a última foi tirada em Agosto. Naquela época era calor. Agora foi difícil até colocar a câmera em cima da caixa do correio para tirar foto pois ela tava cheia de neve. E pior, não dava para saber onde era a calçada, eu nem sabia onde estava, mas agora comparando com a última foto eu vejo que eu estava na rua muito provavelmente, não na calçada (na quarta foto). Legal....

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Marcos,
Meu nome é Sérgio, moro em Brasília DF. Leio os posts do seu blog sempre acompanhando quanto é duro treinar nessa situação aí do Canadá. E aqui que a temperatura não cai às vezes fico sem treinar quando chove. Seus relatos são motivação para mim enfrentar o belo clima que temos no Brasil, faça sol ou chuva é melhor que aí, se bem que gostaria de sentir na pele a sensação de correr abaixo de zero. Abraço e longas corridas.

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...