sábado, 10 de janeiro de 2009

Explorando o Ártico

Quando você mora em outro país é natural que você comece a se interessar pela história do país. E uma das coisas mais impressionantes sobre a história do Canadá talvez possa ser considerada a exploração da região do Ártico. De qualquer forma é algo bem diferente ao que estamos acostumado e, na verdade, algo que nós no Brasil não prestamos muita atenção, não sabemos muito.

O primeiro livro que eu li sobre isso foi "The Ice Master - The doomed 1913 voyage of the Karluk". Karluk é o nome do navio, uma palavra indígena para peixe. Na é poca a região do polo norte ainda não era bem explorada e o chefe da equipe de eploração acreditava existir um continente ao norte do Alaska. A equipe deixou a costa Oeste do Canadá em Junho de 1913, levando cientístas de diversas áreas e vários marinheiros em um navio velho e não em tão boas condições. Ao norte do Alaska o navio fica preso no gelo e começa a vagar pelo oceano, legado pelo gelo. Eles estão em Janeiro, em pleno inverno, o sol não nasce, quando o navio é atingido por um iceberg e afunda. Eles montam acampamento no gelo, no meio do oceano, perto da costa da Siberia, que é para onde o gelo tinha levado o Navio. Depois de uma mês eles resolvem tentar chegar na ilha Wrangel, que ficava não muito longe (umas 100 milhas a oeste). Ficam na Ilha até Setembro quando chega o resgate. Ainda assim vários morreram.

Mas aparte a tragédia, o livro é interessante porque nos mostra o mundo diferente, como a gelra vivia no gelo. Fala um pouco também dos Inuits, nativos canadenses que vivem no norte do país, e alguns deles faziam parte da expedição. Conta como é uma ilha inóspita. Como o frio danifica o corpo humano, como o tempo muda, como a gelo se move no Ártico.

Sem dúvida é um mundo diferente. E interessante. Estou lendo outro e deixarei aqui os comentários assim que terminar (eu sou meio lento...).

2 comentários:

Mayumi disse...

Marcos:
Ótima leitura! Vá neste ritmo que eu poderei acompanhar! Assim como você, sou lenta na leitura! Mas eu sou lenta também nas corridas! Rsrs.

Anônimo disse...

Marcão,
Feliz 2009!!
Muito frio aí? hehehe ... aqui tá mó calor..
Abração!!
Carlos

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...