quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ditadura na Argentina

Aproveitei o feriado para ver dois filmes sobre o período da ditadura na Argentina, década de 70 e começo dos anos 80.

Garage Olimpo é um filme que mostra a tortura a que eram submetidas muitas pessoas enquanto os familiares eram totalmente privados de informações sobre os seus paradeiros. Mostra o desfecho terrível de muitos que eram capturados e jogados no mar, dopados. Apesar disso o filme não tem cenas fortes, os atos não são mostrados, ficam subentendidos. Vale a pena assistir.

La historia Oficial é outro filme que se passa depois daquele período e mostra um pouco das consequencias. Famílias desesperadas procurando os seus, sem saber se estão vivos ou não. O filme concentra-se em uma menina adotada e o drama de sua mãe ao descobrir que a sua filha pode ter sido retirada a força de sua mãe, em meio a seções de tortura, pode ter muitos familiares procurando por ela.

2 comentários:

Unknown disse...

Feliz 2009, Marcos!
Tenho alguns livros e DVDs sobre a ditadura ( no Brasil). Se vc tiver interesse, posso passar os nomes ou emprestar.
Como éramos bebês nos anos 70, não vivenciamos nem um centésimo do que realmente foi aquilo...
Críticas à parte, eu os tenho os revolucionários como heróis, pois se temos hoje a liberdade de ir-e-vir, e a de expressão, devemos essa conquista a eles, que pagaram com suas próprias vidas.
Quarenta anos depois, em plena democracia, ainda vemos muita injustiça acontecendo. A "revolução" de agora, eu acho q é a favor da honestidade, do caráter, de oferecer oportunidade às pessoas se informarem e evoluírem na vida.
Abraço!

Jorge Cerqueira disse...

Marcão parabéns por mais um treino e que treino hein, bom eu acho que vc já tá acostumado com a neve e ai e quando vc retornar para o Brasil e correr aqui será que vc estará acostumado com o Sol.
Bom final de semana.

JORGE CERQUEIRA

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...