quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Frrrrrrio

Estão dizendo que este ano tem feito mais frio do que o ano passado, e isso parece muito verdade. Lembro que no ano passado a temperatura caiu muito pouco depois do ano novo, mas foi por dois ou três dias, depois voltou ao normal, acima dos 10 negativos. Neste mês de Janeiro a temperatura, ao contrário, tem ficado muito tempo abaixo dos 10 negativos. Fico imaginando se é porque esse ano eu tenho corrido de manhã, então estou sentindo o frio, coisa que não aconteceu no ano passado.

Hoje acordei cedo, já preparado para correr com os 12 graus negativos prometidos pelo canal do tempo ontem a noite. Liguei a televisão para ver que na verdade a temperatura estava nos 17 negativos, com 25 negativos de sensação térmica. Não sei se vale a pena sair para correr com tal temperatura, fico imaginando que danificamos o nosso corpo mais do que ganhamos em saúde. É o segundo dia consecutivo que desisto de correr...

Felizmente a previsão é para temperaturas melhores já hoje a tarde, e assim até sexta. No final de semana parece que vai esfriar pra baixo dos 10 negativos novamente. Ano passado lembro que achei Fevereiro o pior mês, o mês mais frio. Espero que neste ano isso não se repita pois se for mais frio que Janeiro vai ser realmente frio.

Apesar do frio tenho caminhado pro trabalho, ida e volta. Às vezes é difícil, está realmente frio, mas ao mesmo tempo é legal caminhar de manhã, mesmo com frio. E, surpreendentemente, eu tenho usado muito menos a blusa que comprei aqui e muito mais a que eu trouxe do Brasil, muito mais fina. Coloco uma blusa de lã por baixo e a minha blusa que comprei no final dos anos 90, no Macro em Campinas, lembro bem. Ela é confortável e tem sido suficiente, pois o problema é mais com o rosto, com as mãos. Temperaturas de 15 negativos já nos fazem sentir frio nas pernas (bom, esse no meu caso pois só uso calça jeans para ir para o trampo). Eu também nunca comprei um calçado apropriado para o frio, por isso em temperaturas baixas os pés também sentem frio se a gente fica lá fora por muito tempo. Mas entenda-se que o meu tenis é um de corrida, muito aberto, com ventilação e tal, mas é o que eu uso indo para o trabalho.

Uma colega de trabalho me deu um "scarf". É aquele negócio que a gente enrola em volta do pescoço, que eu não lembro como é em portugues. Ela achou que não tinha condições eu andar sem aquilo, talvez pelo pescoço grande. Eu fiquei sem jeito, nunca tinha pensado em comprar esse negócio, mas ele funciona no frio intenso, principalmente com minha blusa do Brasil que não protege o pescoço. E você tem a possibilidade de colocar ele na frente da boca e nariz, quando estão congelando.

Também surpreendente, notei que no inverno eu pego o metrô menos do que no verão. Isso porque no verão tem chuva, e quando chove a gente tem que pegar o metrô, pois a caminhada até o trabalho é meio longa e eu não quero chegar lá molhado. No inverno tem o frio, mas não chuva, então se você está ok com o frio não precisa pegar o metrô. Pode estar nevando ou ventando, você só tem que se preocupar com o frio. Nesse mês de Janeiro eu peguei o metrô apenas uma vez, que tava realmente trincando de frio, temperatura de 22 negativos, com vento e sensação térmica pra baixo dos 30 negativos. Melhor pegar o metrô nestas condições.

Tenho estado um pouco desanimado com o frio por ele estar muito frio e não me deixar correr, eu acho, mas só isso. Mas quando caminho pro trampo, quando saio de casa, ainda aprecio a neve, ainda estou ok com o frio. Ano passado eu fiquei meio cansado do frio lá para o final de Fevereiro, vamos ver este ano, a impressão é que se não esfriar demais e eu conseguir continuar correndo, vou estar mais adaptado com o frio e sonhar menos com o seu final. Alías o final do frio só em Maio. Abril é ainda frio, embora a temperatura no ano passado ficou bastante acima de zero, a neve derreteu toda. Vamos ver esse anos... vamos ver...

Um comentário:

Mayumi disse...

Oi, Marcos:
Que frio, hein? Olha, aqui estava quente, mas deu uma esfriadinha, está meio fresquinho e chovendo! Obrigada pela resposta sobre calçados, mas... o seu pé não congela, não? Putz, deve estar muito gelado aí! O "scarf" (que o japonês chama de "sukaafu", aqui no Brasil chamamos de cachecol!
Até mais! Um abraço.

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...