sábado, 30 de março de 2024

Bairro Briar Hill-Belgravia + Longo

 Chegou o sábado e com ele o primeiro treion mais longo da nova planilha, após a meia de Lisboa, tentativa de preparar para a meia de Toronto em 5 semanas. 

Quase adiantei o treino para ontem, as desisti pois estava frio e eu tava na expectativa que hoje estaria um pouquinho mais quente. Mas estava um pouquinho mais frio, com -1 grau (ontem tava 1 grau). Em protesto, eu me recusei a ir correr de calça (geralmente uso shorts de 2 graus para cima). 
Estava me sentindo razoavelmente bem e acabei rodando abaixo do alvo de 5:40 por km, por quase 15 km. Como é o primeiro longo do treino, ele nao foi muito longo.

Uma coisa diferente foi que resolvi contornar um bairro, o que sempre fiz em dias de descanço e em ritmo abaixo do ritmo dos treinos. Mas os bairros não contornados estão ficando cada vez mais longe tal que não rola muito fazer nos dias de descanço. A idéia também é que por correr em lugares que eu não conheço, eu forço um ritmo menor, pois como aconteceu eu sempre tendo a correr mais rápido do que o especificado. Mas apesar de não conhecer bem o contorno do bairro, e de isso ter tornado mais difícil a minha vida, eu não diminuí muito o ritmo. 

Quando corro em lugares que não conheço, há algumas situações que podem ser estressantes, embora em geral eu não diria que haja perigo. Hoje teve algumas. Atravessar ruas grandes é sempre estressante, ainda que haja um semáforo, um pouco porque não quero parar. Eu nunca tenho muita certeza se o farol está aberto para mim, e uso muito a audição, tal que se não vem carro eu passo ainda que não esteja aberto. Hoje eu mudei o percurso planejado, que incluia atravessar a Eglinton, para um percurso que chegava antes na Eglinton, corria na avenida, o que me daria uma chance de me acostumar com o trafego e achar um momento seguro para atravessar fora de um semáfora. Isso geralmente funciona bem quando você corre bem cedo, tem pouco carro e tá escuro. É fácil ver que não vem carro quando eles estão com a luz acesa, e é fácil ouvir os carros quando tem poucos carros. Passei a Eglinton, mas aí cheguei na saída da Allen, que é uma rodovia que termina na Eglinton, e sempre tem bastante carro lá. Eu não tinha certeza se o farol estava aberto para mim, mas os carros estavam parado e eu acabei decidindo ir depois de dar uma desacelerada. Acabou que não estava aberto para mim, eu vi quando estava terminando o cruzamento, tal que os carros sairam quando pisei na calçada. Isso acontece frequentemente, eu diria, então minha estratégia é tentar ter certeza que os carros estão me vendo. Eu geralmente dou uma desacelerada, ás vezes paro, e se decido ir, vou em ritmo constante. A idéia é se os carros começarem a andar eu paro na frente de um carro, ele não vai passar em cima... mas nunca aconteceu. Houve outras situações onde tive uma certa dificuldade de atravessar, como na Dufferin que eu tive que para e esperar os carros passarem e passar no farol fechado, mas a meu ver sem risco. Mas se eu enxergasse bem eu provavelmente teria acelerado e pegado o farol aberto. Outras situações incoui entrar em beco sem saída, que aconteceu uma vez, ou pisar em buracos, correr em partes da rua onde os asfalto não tá muito bom, ter que reduzir a velocidade, quase parar porque tenho que ir para a calçada e não sinto segurança que sei direito onde é a sargeta e que não tem nenhum obstáculo. Correndo na calçada eu sempre presto muita atenção onde piso, o que não deixa eu curtir a corrida, ao contrário, é estressante e eu em geral sempre estou com medo de trombar em algo. Enfim, uma idéia de como é, considerando também que 5 anos atrás eu tinha muito menos problemas, e 10 anos atras eu nem pensava muito nessas coisas.

O treino de hoje não foi difícil, mas eu senti um pouco no final, o que eu diria é ainda cansaço da meia de Lisboa, eu ainda não me recuperei. Isso porque sinto cansaço nos músculos da coxa, que eu senti muito logo depois da corrida. Mas mesmo assim fiquei contente e vou tentar não exagerar, continuar seguindo a planilha mas ao mesmo tempo tentar não exagerar.

Agora sobre o bairro, não tenho muito a dizer, pois não é um bairro conhecido. Eu devo ter corrido por ele, ou no seu limite, na Eglinton, algumas vezes ao longo dos anos, mas nada de especial. Na parte Oeste do bairro, eu peguei um pedacinho da Belt Line trail, essa sim, corri várias vezes. A Belt line cruza o bairro e eu a conheço bem, mas essa é a extensão dela que já corri várias vezes mas não muitas vezes. O contorno do bairro emvolve muitos lugares que não são ruas, por isso o mapa criado pelo Garmin traça mais ou menos o contorno, mas em algumas lugares está um pouco longe dele. Enfim, é isso, mais um bairro pra coleção!

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro - Cabbbagetown South St Jamess Town

 Depois de um treino mais ou menos long ontem, resolvi dara a volta em um novo bairro hoje, popularmente conhecido como Cabbagetown. Como on...