sábado, 7 de outubro de 2023

Treino de ritmo alvo

 Hoje foi outro daqueles treinos para você segurar o ritmo da meia maratona por um tempo, no caso 15 minutos, e depois mais 5 minutos se você estiver se sentindo okay. 

Interessante que esse treino parece muito fácil se você pensa que o objetivo é segurar o ritmo não por 20 minutos, mas por 1h45m. Então eu me pergundo se ele tem muita utilidade. Talvez tenha porque eles já contam que os corredores não vão ter disciplina, como eu, e se você fala para eles correrem 1h ao invés de 20 minutos, o treino acaba destruindo eles...

Enfim, ontem não teve treino, foi dia de descanço, e eu tinha feito um treino leve de 45 minutos anteontem, que deu pouco mais de 8km e no qual me senti bem. Mas hoje quando comecei sentí as pernas meio cansadas, não estava nos melhores dias, mas também não estava travado, arrastando. Sendo sábado, eu comecei lá melas 6:30am, muito mais tarde do que o normal, e dei uma volta no quarteirão para depois ir para a pista, chegando lá com quase 2km, ainda dentro dos 15 minutos de aquecimento, nos quais completei 2,89km, ritmo de 5:11, o que já é quase ritmo alvo. 

Disse Bom Dia para um sujeito que havia chegado na pista antes, e tava sem blusa, fazendo um treino específico, onde ele corria de lado, de costas, sei lá como mais. Mas me chamou atenção que ele estava sem blusa, dado que tava 12 graus, e indo pro Oeste na pista tinha um vento contra muito chato, mais ou menos forte, que não só segurava a gente mas também fazia a temperatura cair para uns 5 graus eu acho. Estamos no Outono e este vento é muito familiar... já vemos também muita folha caindo. Eu gosto da pista, mas em dias com vento você tem essa situação onde um lado tem muito vento e o outro não tem nada.

Quando o Garmin apitou para começar o treino de alvo, eu acelerei um pouco, apesar de cansado, e apesar de que já estava no ritmo correto no último km do aquecimento. Rodei o primeiro km para 4:33, bem mais rápido que o ritmo alvo de 4:52 no máximo, e quase mias rápido que o treino de tempo, cujo ritmo máximo é 4:32. Me sentia cansado e tentei diminuir, mas não rolou, não sei porque. Bem, o que acontece é que eu sinto se vou conseguir termina, e se acho que vou então é difícil diminuir o ritmo. Acabou que terminei os 20 minutos num ritmo medio de 4:35, ou seja, foi basicamente um treino de tempo. Mas me sentia mais cansado do que usual. Depois rodei os 15 minutos de desaquecimento com média de 5:06, ainda bem rápido, dado que tipo, você pode até andar no desaquecimento, não tem nenhuma cobrança de ritmo.

A caminhada depois do treino, que durou 50 minutos e 10,2km, foi um alívio, mas não tão fácil, por alguma razão eu estava com as pernas mais pesadas do que o usual, falanto 8 dias para a meia. 

Hoje é sábado e na terça tem treino de tempo, de 1h, com meia hora de ritmo rápido, mas fora isso vai ser só treino leve até Domingo, na meia, que promete estar frio. Agora a previsão é de uns 10 graus para a largada, mais frio que Montreal e mais frio que hoje, tipo, teria que usar blusa e luvas. No entanto, a previsão de 8 dias custuma estar errada...

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...