sábado, 14 de outubro de 2023

Meia amanhã!

 E eis que estamos na véspera da Maratona de Toronto (na verdade a Maratona de Toronto acontece na primeira metade do ano, e é um evento menorç ela corta a cidade de Norte a Sul, terminando no lago, o que faz com que tenha mais descida do que subida. Esta que teremos amanhã é chamada Toronto Waterfront Marahon, costumava ser inteiramente na beira do lago quando corri a maratona em 2007, o que a fazia bem plana do começo ao fim; mas agora ela tem um pouco de subida e descida, dado que até o km 7 mais ou menos é dentro da cidade, depois disso ela é bem plana, com um pouquinho de subida no último km., comelando e terminando praticamente no mesmo lugar). 

Eu estava meio preocupado de seguir o treino do Garmin a risca, pois a sexta e o sábado eram de total descanço, pra correr a meia no domingo, isso vindo de outros treinos leves. Então eu remarquei um treino leve para hoje e descancei um dia no meio da semana. Eu fiz isso também na meia de Montreal, lá mais por conveniência dado que eu não conseguiria correr na sexta, só no sábado. Aí a performance foi boa lá então evidence número 1 que eu deveria rodar leve hoje ao inves de ficar parado. Evidência número 2 vem da percepção que tenho dos treinos, que pareçe que dias bons vem sempre depois de treinos leves. Mas eu posso estar errado, precisaria dar um download dos dados no Gamim e dar uma olhada melhor nisso...

Comecei às 7 da manhã, tinha dormido razoavelmente bem, e a temperatura tava por volta dos 10 graus, nublado. A disposição estava baixa e eu comecei bem lento. Mas como em geral acontece a velocidade logo melhorou. O ritmo do treino level é de 5:32 a 6:12 por km mas eu estava logo rodando abaixo do limite inferior, o que tem acontecido sempre, é um pouco difícil para manter nesse intervalo, parece mais devagar do que um ritmo confortável.

Comecei nas ruas e logo fui para a pista, mas eles iam ter um evento lá, e eu saí depois de uma volta e meia, voltei pra rua. Dei uma voltas nuns quarteirões e terminei o treino bem melhor do que comecei, com 5:28 de média, contando o aquecimento e desaquecimento que faço sempre em ritmo de treino leve, mas acho que a idéia seria ir mais devagar. 

Então teremos a corrida amanhã, outra meia. Apesar de não estar confiante que farei um bom tempo nessa, eu terminei o treino de hoje otimista que vou me sentir bem amanhã, apesar de não estar tão bem hoje. Mas depois de Montreal não fiz nenhum treino longo, e como fui bem lá, superando os objetivos do treino, ficou a sensação de que o objetivo foi Montreal e que agora estou no perido pós-corridas, tipo, agora é dar uma parada e planajar para o ano que vem dado que no inverno tem muito pouca corrida. Tembém esfriou bastante, contribuindo para essa sensação de que o treino terminou, agora é desacelerar. 

E com isso vamos ver o que acontece amanhã. Como o gel parece ter ajudado em Montreal, eu comprei dois gels para amanhã. A idéia é mandar um no km 6, depois pegar o da organização no 12, depois mandar um no 15. Ou sei la. Em Montreal peguei um gel no 13 e depois disso até o final não achei que precisava mais gel, tinha bebido água também, estava meio cheio. Só que me senti meio fraco antes do 13, apesar do ritmo não ter diminuido. Então sei lá, talvez seja interessante mandar um no 6 ou 7, depois ver como estarei no 12 até o 15, quando poderia mandar o outro. Agora, se eu tiver me arrastando então o gel vai ser provavelmente para passar o tempo...

A previsão é de começar rápido, rodando nos 4:50 ou até mais rápido se estiver me sentido bem, e rodar os primeiros kms e ver o que acontece. Se estiver travado, paciência. Mesmo pensando que não estou melhor do que estava em Montreal, acho que a estratégia tem que ser a de começar rápido, talvez até em ritmo de bater o tempo de Montreal, pois não tenho muito a perder se o ritmo for muito forte, então acho que o esquema é diminuir e curtir as ruas...


Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...