quinta-feira, 5 de outubro de 2023

10 dias após Montreal

 Apenas uma ráida atualização na situação no meio do caminho entre a meia de Montreal e a de Toronto. 

Primeiro, eu decidi não correr nenhuma corrida nos dois finais de semanas entre as corridas. No primeiro final de semana quase que eu me inscrevi para a corrida contra o câncer, mas depois pensei que não fazia sentido, melhor não ter corridas... mas eram só 5km. 

A planilha de treino tem estado fácil, na maor parte com dias de descanço. No dia seguinte da meia foi um dia sem treino. Depois só na sexta que teve um Tempo Run, na verdade um treino difícil que eu remarquei para o fim da semana, depois mesmo na Sexta feira eu me sentia ainda não preparado para este treino. São 15 minutos de aquecimento, depois 20 minutos a 4:30 mais ou menos, depois mais 10 se estiver se sentindo bem, e termina com 15 minutos de desaquecimento. Como podemos ver, eu acabei rodando mais forte do que deveria, a 4:17 por km de média, e fiquei cansado tal que não consegui manter o ritmo pelos 10 minutos opcionais. Depois no desaquecimento mantive um ritmo forte, terminando bem. Enfim, o treino foi duro, mas value a pena, ganhei um pouco de confiança que estava cansado mas nem tando. 

Depois foiram mais dias de treino leve e no sábado foi descanso, sem treino. Eu andei me sentindo bem, e inclusive fazendo a parte opcional do treino leve (geralmete é correr 20 minutos level, e mais 10 ou 15 minutos level se estiver sentindo bem), depois de um tempo sem fazer. Por causa das corridas e do treino meio pesado, eu comecei fazendo a parte opcional mas ultimamente vinha usando os treinos leves para descansar mesmo, e corria o mínimo possível. 

Então na Terça, anteontem, tinha um treino que geralmente acho legal, o treino de ritmo de prova (goal pace run). O treino começa com 15 minutos de aquecimento, que não estava me sentindo assim tão bem, estava até pansando em desistir. Mas resolvi encarar. Assim sendo, tinha 20 minutos de ritmo de prova, entre 4:52 e 5:02, pois 5min/km é o objetivo da meia. E se estivesse sentindo bem, mais 10 minutos. Eu comecei rodar abaixo do ritmo especificado, mas me sentia okay, então continuei. E o ritmo melhorou, tal que na média acabei ficando dentro do ritmo do Tempo Run, que é mais rápido. E não só isso, rodei os 15 minutos finais, que deveria ser de desaquecimento, mais forte do que o alvo, quase no ritmo do Tempo run denovo. Acabei terminando o treino todo a 4:50 de média, contando aquecimento, desaquecimento e tudo. Foi 1h de treino, que compensou e foi gostoso. A temperatura também estava nos 17 graus, o que tambem ajudou. O treino foi muito bom. 

Ontem foi treino leve, que me senti cansado, e senti uma dorzinha na panturrilha o que me preocupou. Terminei o treino com 30 minutos de treino leve, o mínimo na planilha. 

Hoje foi treino level denovo, mas corri melhor. No começo estava meio travado, mas logo me sentia bem, e acabei rodando os 45 minutos, máximo tempo de treino leve, quer dizer, não parei antes quando poderia. E não senti a panturrilha, acho que está tudo certo...

Enfim, já começando a fazer os planos para a meia de Toronto, com percurso que conheço bem, mas acho que estou mais ansioso que Montreal, acho que porque corri bem em Montreal, onde não precisava ter corrido bem, e Toronto é a corrida alvo dos treinos. Mas vou tentar fazer sem cobranças, afinal o objetivo de correr a meia a 5 min/km já foi cumprido...

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...