sábado, 7 de julho de 2012

Super Ocupado

Aqui tem um artigo interessante para fazer pensar no nosso dia a dia de trabalho. A gente vive um dia a dia caótico, sempre correndo atrás do trabalho atrasado. Sempre que acabamos de fazer uma coisa já tem outras três na fila. Sempre que tentamos planejar fazer isso e aquilo no dia, acabamos o dia frustrados por não ter feito nem isso nem aquilo.

É interessante que quanto mais tecnologia a gente tem, mais a gente tem que trabalhar, o que é por si só contraditório. Porque a gente sempre trabalha mais e mais? Basicamente porque nosso objetivo principal é ganhar mais e mais dinheiro. Não é o nosso objetivo principal ser mais e mais feliz, ou garantir que o mundo daqui a 100 anos vai ser habitável, ou melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade, ou ajudar quem precisa, ou seja lá o que for. Trabalhando mais vamos ter uma promoção (mais dinheiro) ou um cliente mais satisfeito (mais dinheiro) ou o chefe mais satisfeito (mais dinheiro) ou a garantia de que vamos sempre ter nosso emprego (mais dinheiro). Mesmo quando temos filhos e poderíamos pensar em dar uma boa qualidade de vida para eles, melhor planeta no futuro, melhor educação, a gente não pensa. A gente pensa em deixar dinheiro como se dinheiro resolvesse qualquer problema ou fosse suficiente ou fosse o mais importante.

E numa meio que hipocrisia, quando encontramos os colegas de trabalho e eles nos perguntam como estamos, tendemos a responder "muito ocupado, muito trabalho...". E o ciclo continua...

Nenhum comentário: