sexta-feira, 13 de julho de 2012

Marketing e Moral

Eu acho impressionante como os métodos usados pelo marketing para enganar as pessoas e tirar delas mais dinheiros são tidos com indiferença e normalidade. Aqui está um artigo interessante sobre como enganar pessoas, mas claro, com um nome não negativo. Eu acho essas coisas sujas e imorais e ainda assim todo mundo vê como normal. O ponto que importa é que se vc quer ganhar dinheiro, moral vem em segundo lugar tão claramente no mundo de hoje.

Por exemplo, no terceiro paragráfo eles acham uma "fraqueza" do consumidor e ensinam como explorá-la: "Ganhar algo de graça faz as pessoas se sentirem melhor do que ter a mesma coisa por um preço menor. As aplicações disso são enormes. Vendendo cereal? Não fale sobre o disconto, fale sobre o quão grande a caixa é!". Isso é equivalente a "Quem se importa se a pessoa vai comprar o melhor para ela, o que vale é que vamos vender mais". 

As pessoas certamente se sentem bem financeiramente fazendo isso, mas elas se sentem bem moralmente? Quem se importa, ou mesmo pensa no moralmente, o esquema é quanto mais dinheiro melhor. Mas no mundo de hoje todo mundo finge ter moral e se faz cego para estas coisas.

Nenhum comentário: