domingo, 2 de agosto de 2009

Quiropraxia

E quando eu estava quase bom, fui correr e a dor na parte lombar voltou forte como nunca. Não estava convencido que foi por causa da corrida, mas de qualquer forma era um pouco coincidência demais. Eu não resisti, tinha que ir correr, tinha que revisitar as trilhas e tal. E fiquei mal. Não dava para disfarçar e dizer que estava bom, todo mundo me recomendava alguma coisa. Mas no ano passado a dor se foi sozinha e na Wikipedia diz que a dor geralmente se vai sozinha. Mas essa já é a terceira vez que eu tenho essa mesma dor, assim forte. Então, se eu pudesse saber o que é e quem sabe evitar a quarta vez.

Ano passado eu tinha ido ao médico, ele disse para eu repousar e me deu um monte de analgésico que eu nunca tomei. Disse para eu tentar uma cadeira melhor no trabalho. O meu amigo etíope, que havia feito eu ir ao médico, na verdade havia me arrastado ao médico, passou em casa para me levar de carro e tal, foi ele quem acabou tomando todos os analgésicos pois ele tem dor de cabeça frequentemente. Coisa que felizmente eu não tenho. Mas ele não tem dor nas costas, cada um com sua cruz né. E eu brincava com ele, dizia a ele que ele tinha me levado no médico para conseguir uns analgésicos de graça para ele. Dizia a ele que o médico provavelmente era o dono da fábrica daquele analgésico. E que o interesse do médico é que vc volte sempre, não que vc fique bom, já que o governo paga ele por consulta. Ele ficava meio bravo e dizia que eu era muito teimoso. Esse ano ele se limitou a me forçar a ir no médico pelo gtalk. É verdade que ele está meio limitado nos meios de se comunicar comigo dado que não trabalhamos mais juntos, eu não tenho internet, nem telefone, nem celular. Já se ofereceu para me dar um telefone. Mas tudo isso é brincadeira e ele é gente fina. A questão é que ano passado o médico pouco me ajudou na compreensão do meu problema.

Este ano resolvi tentar a quiropraxia. Mas sabe como eu sou né, primeiro fui olhar na internet para ver o que é isso e lá diz que não ha muitas evidências científicas de que o negócio funciona. Alguns devem estar querendo me matar agora, mas eu sou assim, fazer o que. Não que minha pesquisa tenha sido ampla, mas... As pessoas tendem acreditar em tantas coisas que são simplesmente conversa para boi dormir (não estou falando da quiropraxia) por falta de certos conhecimentos (eu incluso) e eu sendo um estatístico, talvez por isso, tenho essa tendência de duvidar antes de acreditar. Mas eu fui lá, arrumei uma consulta perfeita, as 7:30 da manhã e lá fui eu. Eu queria dizer para a doutora que eu não tinha ido lá para me livrar da dor pois essa eu sabia que ia desaparecer com ou sem quiropraxia, mas eu tinha ido lá para saber o que eu tinha e para evitar que ela volte daqui a um ano. Mas resolvi não dizer nada.

Enfim... fui la. O atendimento com certeza foi melhor que o da medicina tradicional. Ela me perguntou muitas coisas e eu respondi um grande questionário sobre dores que tenho, coisas que faço, medicamentos, cirurgias, coisas na família e sei lá mais o que. Ela fez questão de me ouvir. Ponto para ela. Depois foi apertando minha perna, correndo o dedo pela espinha e tal, e enumerando os lugares onde eu era torto. Conversou um pouco sobre isso. Ok, muito melhor do que o médico lá do ano passado, que nem olhou muito as minhas costas. Ela fez umas massagens, fez alguns ossos estalarem, disse para eu tomar analgésico se sentisse dor e não tomar o remédio que eu tava tomando para a dor nas costas (exatamente a mesma coisa que o médico disse ano passado). Ela disse para eu colocar gelo no final de semana, para olhar a respiração, tipo não segurar a respiração quando sentisse dor, para fazer uns exercícios no chão. E eu saí de lá, eu me senti melhor quando saí de lá. Mas a tarde e no outro dia eu não estava assim tão melhor, e ainda tem o fato que eu espera que a dor iria melhorar com o tempo de qualquer forma. Ela pediu para eu voltar lá, vamos ver, ainda não acabou. Minha atual impressão é que foi melhor do que o tradicional, mas não que tenha resolvido o meu problema. Mas como eu disse ainda não acabou, ela disse que precisamos trabalhar e tentar endireitar umas partes, por isso eu preciso voltar lá e tal. Volto na terça (segunda é feriado).

Liguei para a Lika, disse a ela que tinha ido no quiropata por recomendação do Sadao, Hideaki, Mayumi e mais 50 pessoas. Ela ficou feliz que eu havia largado de ser teimoso e perguntou - Tá bom, além da escoliose, da lordose, de um ombro mais alto que o outro e de andar torto, o que mais ela falou que vc tem? Era só isso mesmo que ela falou que eu tenho. Talvez eu devesse ter consultado a Lika. Mas enfim, não foi só o diagnóstico, eu trouxe de lé recomendações, aprendi coisas e uma promessa que vou ser endireitado pelo menos um pouco. Não sei ainda o que pensar da quiropraxia, mas foi interessante e acho que ainda se eu não obter resultado dessa vez, talvez eu tente ir em outro para comparar e tal. Tem uma outra indicação que parece muito boa mas eu liguei lá e a fila era de um mês, e eu queria ir logo, enquanto tivesse dor, pois assim dá para testar melhor se o negócio funciona.

Me sinto melhor hoje, mas não bem, não dá para correr, por exemplo. Espero melhorar mais e poder fazer pressão no Sadao por pelo menos alguns Km em Setembro, quem sabe. O Hideaki muito solícito como sempre, e apesar da minha teimosia, se disponibilizou para marcar uma consulta com o médico dele. Bom ter amigos que não nos chutam para o lado porque somos teimosos igual uma mula né...rsrs. Bom, se essa dor não passar em uma semana eu vou pensar seriamente em aceitar, mas não sei como seria dado que eu não poderia dar continuidade a um possível tratamento no Brasil.

Enfim, vamos que vamos. Espero voltar as trilhas e ruas antes do inverno. Aliás saber que essa dor veio justamente no verão é pior que a própria dor. Ela podia vir no inverno e eu não perderia nada do curto verão....

Um comentário:

Mayumi disse...

Aleluia! Foi fazer quiro! Rsrs. Vai ao quiro do Hideaki, pois ele é bom mesmo!

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...