segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Historia do Canada - Capitulo 8 - Fazendo Ajustes

Esse capitulo inicia a parte 3 do livro, quando o Canada esta sobre dominio ingles.

A conquista da New France pelos ingles foi traumatica para os povos nativos e para os canadenses. Os nativos estavam acostumados com generosoa presentes dos franceses, os quais acabaram. O couro, que era comercializado pelos nativos por um bom preço por causa da competição entre ingleses e franceses pelo comercio com os nativos, teve seu valor extremamente reduzido. Alguns povos nativos, influenciados por canadenses que viviam no interior, se revoltaram contra os ingleses.

Os ingleses preservaram a igreja católica, pois viram que sua influência era importante para os canadenses. No entanto eles gradualmente extinguiram os jesuitas.

Depois da posse formal da Nova França, os ingleses quiseram implantar suas leis e costumes na nova colônia. Houve muita resistencia, no entanto. O sistema legal inglês era muito caro e duro comparado com o frances, e apenas protestantes tinham direito ao voto e a exercer certas profissoes, como advogado. Os ingleses viram fizeram alguns poucos ajustes para afetar menos os canadenses mas ainda eles sofreram bastante. O sistema mercante ingles privilegiava os poucos comerciantes ingleses e o comercio de pele passou para a mão dos ingleses, com os canadenses tendo seu papel reduzido a interpreters ou guias. Os canadenses mais pobres,no entanto, praticamente não sentiram a transição.

O Ato de Quebec, de 1774, retornou a elite canadense os seus privilegios da época do dominio frances, bem como a igreja. A ideia era que o povo se uniria para defender a colônia em caso de guerra se a sua elite tivesse poder.

Nova Scotia, no litoral, se desenvolveu de forma um pouco diferente pois o seu governador incentivou a imigração de ingleses para o território. O territoria era dos ingleses antes da conquista de Quebec, e os canadenses haviam sido expulsos da região. Com isso Nova scotia, diferente de QUebec, seguiu os padroes ingleses e não franceses.

A Ilha de Sao Joao (Saint John Island) foi loteada pela coroa inglesa, que deu as terras em lotes para elites. Eles deveriam povoar a regiao para ficar com a terra. Com isso a população da região cresceu por causa dos imigrantes, e não houve influência francesa.

Newfoundland foi inicialmente ocupada por muitos irlandeses que usavam a região principalmente para a pesca. Eles começaram a passar o inverno na região e tomar posse da costa. Quando os ingleses tomaram posse da região houve conflito e muitos foram expulsos de suas terras.

Em 1775 houve a revolução Americana, causada por crescentes descontentamentos dos colonos para com as políticas inglesas. Entre os estopins da revolução estavam um aumento nos impostos sobre produtos da colonia e a definição de Ohio como uma região católica. As tensões eram grandes e em 1775 os americanos expulsaram os ingleses de Boston. Em Setembro de 1775 uma tropa de 2000 republicanos marcharam para Montreal. Eles assumiram que os canadenses iriam ser aliados uma vez que queriam se livrar do recente domínio ingles. Assumiram também que os ingleses que viviam na região eram simpáticos a causa republicana. Os americanos tomaram Montreal facilmente, mas a estória não se repetiu em Quebec. A não aceitação da igreja católica pelos americanos e o seu consumo de suprimentos locais fez com que os canadenses de QUebec não se entregassem. Em Maio de 1776, bastante dizimada, e em vista de reforços ingleses chegando, as tropas americanas se retiraram da região. Nos anos seguintes os americanos continuaram atacando colonias indígenas e diz se que os nativos foram os maiores defensores das terras canadenses, embora eles o fizeram para manter suas proprias terras.

Em 4 de Julho de 1776 as 13 colônias americanas declaram independência o que é consumado com a derrota dos ingleses na batalha de Saragota em 1777. Com os ingleses derrotados os seus inimigos na Europa (França e Espanha) se uniram aos americanos e planejaram denovo a tomada de Quebec. O ato não se ocnsumou pelas divergências de opiniões sobre o que fazer caso Quebec fosse tomado.

As colonias canadenses no litoral acabaram não aderindo a causa americana. Elas eram pequenas e estavam em um boom de desenvolvimento e os colonos não arriscariam isso para se aliarem aos americanos. Alem disso navios piratas americanos eram comuns no litoral Canadense, já que os americanos consideravam a regiao como uma extensão do império britânico.

Com a vitória dos Americanos duas nações se formaram, com os americanos ao sul e os britanicos no norte. As fronteiras entre elas demorariam ainda um tempo para serem precisamente definidas uma vez que os mapas da região eram imprecisos.

2 comentários:

Mayumi disse...

Ah, finalmente, mais um capítulo!
estava aqui, tentando entender a conquista de terras pelos britânicos e americanos... bem complexa!

Marcos Sanches disse...

Pois eh Mayumi, estou devagar neh. Quando eu voltar do brasil vou colocar internet lah em casa e entao imagino que vou conseguir escrever amis aqui (e visitar mais os blogs dos amigos) muito embora eu precise achar um jeito de ficar menos noa internet....

Obrigado pela visita, acho que vc eh a unica que le esse assunto, mas pelo menos isso me incentiva a ler o livro e resumir ele, o que tem sido bom para eu entender a historia.

Abracos

Marcos

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...