domingo, 2 de agosto de 2009

Comprar tenis nem sempre é ruim

A galera que me conhece mais sabe que eu odeio comprar tenis, ir em lojas e tal. Aliás outro dia tava conversando com minha amiga Paula, que passou um mês aqui, disse a ela que eu tinha sorte de alguns amigos brasileiros virem para cá, pois essa é a única ocasião que eu vou no shopping. E naquela ocasião comprei umas camisas e tal. Os brasileiros quando vem aqui não passam sem ir nas lojas, comprar coisas e mais coisas para levar de volta, e lá vou eu junto. Mas isso é verdade, se deixar para mim decidir, eu nunca vou em loja nenhuma.

Mas eis que eu precisava comprar um tenis novo. O meu tenis em melhor condição era o que eu usava para ir trabalhar, comprado quando eu cheguei aqui, a dois anos atras. Ele está sujo, gasto, feio, mas eu uso para ir no trabalho. Eu estava ficando com vergonha. Junte a isso o fato que estou indo para o Brasil e que iria no quiropata. Eu precisava um tenis novo a tempos e sempre adiei a compra. Na quinta feira eu voltei caminhando para casa com a Tiffany, deixei a bike no trabalho por causa da dor nas costas. No caminho tem uma loja de equipamentos de corrida e tal, disse a ela que estava afim de comprar um tenis. Ela acabou de me convencer a entrar na loja, parece que era o que ela mais queria (apesar de naõ ser corredora).

Eu topei a parada, entrei lá, preocupado com o fato que eu estava com dificuldades para experimentar sapatos devido a dor nas costas. Chegamos na seção de tenis, escolhi um tenis Adidas lá meio na promoção, pedi ao sujeito um do meu tamanho. Ele olhou o tenis, perguntou se eu era pronador. O tenis era para pronadores, eu nem tinha percebido. Disse que nunca tinha feito teste, mas achava que não. Ele pediu para eu fazer o teste, tirar o sapado, ele ia me levar não sei onde para pisar não sei onde e daí ele ia ver se eu tinha pisada pronada. Eu disse a ele que tava com dor nas costas que que não podia nem andar direito, quanto mais correr. Ele disse que não precisava correr mas que tudo bem, eu não rpecisava fazer o teste. Ao invez disso ele olhou a sola do meu tenis e disse que eu tinha pisada normal e que aquele tenis não era adequado para mim. Ok, o que eu vou dizer....

Daí ele veio com outras sugestões de Adidas (mais caras), veio com um Asics, um New Balance. Eu tinha pedido Adidas ou Mizuno, ele trouxe um Mizuno mas disse que o meu pé era achatado, largo, e o Mizuno era estreito (pelo menos aquele que ele tinha, por conveniencia eu fui numa filial da loja que era pequena e com limitados modelos, mas eu odeio lojas, não iria em em outra...), outras marcas seriam melhores para mim. Daí eu experimentei um Asics que ele fez questão de calçar para mim uma vez que eu tava com a dor nas costas. Estava bom. Mas ele disse que era melhor experimentar melhor menos 3 antes de decidir. Ele foi buscar outros, calçou no meu pé, amarrou, pediu para eu dar uma volta na loja. No final das contas acabei decidindo pelo New Balance, pareceu mais confortável.

O ponto interessante é que este foi o melhor atendimento que eu já tive, aqui ou no Brasil, o sujeito foi extremamente atencioso, e explicava porque ele recomendava um e outro tenis e não recomendava outros. Será que era uma estratégia para vender o que ele queria vender? Sei lá, pode ser, mas se for ainda assim o cara foi bom. Ele inclusive disse que eles não tinham muitos modelos, que eu deveria usar o tenis dentro de casa nas primeiras duas semanas para testar ele sem sujar que assim eu poderia devolver se quisesse. Enfim, o sujeito pareceu legal e interessado no meu conforto. Foi uma boa experiencia no meio de tantas outras que sempre só me afastaram das lojas...

Um comentário:

Mayumi disse...

Tá vendo? Rsrsrs. Não foi tão mal assim! Rs. Mas estes testes de pisada são legais para evitar lesões, inclusive. De repente um tênis pode realmente ficar mais confortável que outros. Depende do formato do seu pé e da pisada, também! Parabéns pelo tênis novo!