sábado, 23 de dezembro de 2023

A ciência da corrida

Esses dias eu estava ouvindo um podcast the corrida, e o sujeito treinador que tava sendo entrevistado falour do treino 80/20, onde 80% dos treinos são leves e apenas 20% mais forte. Ele disse que um erro frequente é fazer o treino leve mais forte do que se deve, e por isso muitos corredores se sentem cansados. Isso me chamou a atenção, pois tem sido o meu caso, eu saio para correr e as pernas tão travadas. Depois em outro podcast eles tavam conversando com uma mulher recordista na faixa dos 65 anos de idade, e ela disse que só 10% dos treions dela são forte, rápidos, e que os treinos leves são bem leves e que ela roda uns 100km por semana. 

Enfim, eu me interessei. No primeiro podcast o treinador disse que há várias formas de calcular a velocidade do treino leve. Uma delas é fazer um time-trial de 6 ou 7 minutos, o mais rápido possível, e consider or treino level como 65% da velocidade que você conseguiu atingir no time-trial. Pra min, un time-trial de 5 minutos eu devo conseguir fazer nos 4:10. Fazendo os cálculos, 65% disso dá uns 6:30 min/km. Parece bem lento. No momento, a planilha coloca os treinos levels de 5:20 a 5:59 min por km, e eu tendo a rodar perto do limite inferior disso, eu seja, um min/km mais rápido do que a recomendação. Talvez seja por isso que o terino tem sido difícil. Mas o fato é que uns 5:30 por km parece leve e 6:30 parece muito devagar. Será que talvez eu devesse maneirar nos treinos leves?

Então na quinta, dois dias atrás, que era dia de descanso, eu saí para ver como um 6:30 por km seria. Para dar um incentivo, eu acompanhei os limites do bairo onde moro. Acabou que rodei mais devagar do que os 6:30, mas não muito.Apesar de rodar 43 minutos, me senti muito bem no final, inteiro, diferente de quando faço os treinos levels à 5:30. Será que essa é a chave, rodar nesse ritmo lento? Será que a planilha do Garmin está colocando ritmo muito elevado?

Na verdade, nos treinos anteriores, onde meu objetivo era 1:45 na meia, o treino leve do Garmin ia de 5:32 a 6:10 mais ou menos, o que não está muito longe se o meu ritmo ficasse perto do limite superior. Enfim, não dá para mudar o Garmin, mas eu poderia ignorar ele e correr num ritmo mais baixo, e ele vai ficar lá apitando para me informar que estou no ritmo errado. Sei lá, eu decidi que vou tentar ficar mais perto do limite superior, perto dos 6 min/km, e hoje no longo já tentei fazer isso.


Enfim, estou pensando bastante nisso, talvez no próximo treino vou abandonar o treino do Garmin tal que eu possa definir o ritmo.

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...