quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Treino de Cadencia

 Hoje foi dia de treino de cadência, isto é, o objetivo é dar passos muito rapidamente. O treino é colocado como 10 tiros de 20 segundos, com descanso de 1 minuto. Na planilha a gente pode ver os 10 tiros (tirei os descansos), começando da lap 4. O ritmo fica prósimo dos 3:30 por km, apesar que eu tento focar em dar passos bem rápidos ao invês do ritmo bem rápido. No caso, fiquei por volta dos 195 passos por minutos, o que tava dentro dos parametros do treino pedido na planilha do Garmin. Em Inglês, esses treinos são chamados Strides Repeat, e desde que eu comecei a fazê-los, eu tenho pensado mais no papel do número de passos na velocidade. O que é melhor, tentar manter um numero maior de passos mais curtos, ou um numero menor de passos mais longos? Quando você tá no ritmo de uma corrida, você consegue fazer testes com isso, tipo, manter o ritmo enquanto aumenta ou diminui o número de passos por minuto.

Então, obviamente que dar muito passos longos por minuto seria o ideal, e acho que é isso que os atletas de elite fazem. Mas para nós, mortais, é complicado. Dar passos longos parece exigir muito mais força, e passos curtos e mais rápidos parece mais fácil, mais econômico. Quando estamos numa subida, por exemplo, parece que é possível manter o ritmo dando mais passos curtos, mas não possível manter o mesmo numero de passos longos que estava no plano. Enfim, qualquer dia devo dar uma pesquisada se existe algo científico e confiável sobre isso.

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...