sábado, 23 de dezembro de 2023

Pegando no tranco

Desde a volta do Brasil, no final de Novembro, até agora quase no final de Dezembro, eu tenho me arrastado nos treinos. Na verdade, me parece que melhorou nos últimos dias, o que vamos deixar para o próximo post.  

Então, no Brasil foram quase 1 mês sem treino, perído no qual eu ganhei uns 4 kg. Antes da viagem, no final de Outubro, depois de ter corrido a meia de Toronto, eu já não me achava em grande forma. Isso é mais baseado na minha percepção de menos prazer e mais dificuldade ao correr. 

Agora em Dezembro eu comecei a comer menos, cortei pão, cereias, batata, açúcar e por um tempo até frutas, para perder um pouco de peso. Também só como duas vezes por dia, café da manhã e janta. E tento comer bastante carne, quase que uma diate keto, exceto que eu não sou muito regrado e agora já voltei a comer frutas, por exemplo. Então agora, véspera das festividades, eu já perdi uns 5kg, mas não é o suficiente. Então eu fico pensando quanto que a dieta afeta a corrida. 

Desde o começo de Dezembro também cemecei uma planilha de treino para meia maratona, cujo albo é a Meida de Lisboa. Quando comecei não sabia se ia ou não, mas depois de 2 longos (e o terceiro hoje), eu me senti confiante e me inscrevi. Na verdade também me inscrevi para a meia de Toronto, também na Primavera. Na verdade a meia de Lisboa, no dia 17 de Março, ainda vai ser no inverno. Enfim, o treino não tem sido bom, eu mal consigo acompanhar a planilha do Garmin, e na verdade até acabei perdendo um treino de tiro a semanha passado, coisa que acho que nunca aconteceu. 

O que acontece é que me sinto cansado, pesado, lerdo. Fora que muitos dias tem sido frio. Esse dia que perdi o treino tinha nevado a noite, e de manhã o vento gelado assobiava na janela que dava frio só de escutar, acabei não saindo de baixo do cobertor. Enfim, tem sido devagar. 

Só que ultimamente deu uma melhorado e eu animei. Na quarta feira foi um treino leve, que tinha opção de parar depois de 30 minutos, ou continuar por mais 15, e eu continuei. Na quinta feira, que era dia de descanço, eu fui para um treino bem leve que contarei no próximo post. Na sexta teve progression run,  onde depois de 20 minutos de treino leve tinha que correr 10 minutos abaixo de 4:20 por km, o que falhei, minha média ficou por volta dos 4:33, mas não foi ruim em geral. Hoje, sábado, foi longo de 18 km, que terminei cansado, mas okay, dentro do ritmo. Enfim, estes últimos 3 dias foram mais animadores. 

Os tempos aí do lado são do progression run, e os trechos 6 a 8 são para correr entre 4:07 e 4:20 por km. Isso porque eu coloquei como objetivo para a meia de 1h40m, o que seria acima das meias que corri esse ano, então o objetivo é ambicioso, só que nos treinos para meia de Toronto eu tava alcançando esse ritmo no progression run, então não é impossível. Enfim, não deu dessa vez, mas me senti bem e o Garbim falou "Good job!"  Então vou acreditar que foi bom. É isso, confiante de que daqui pra frente só vai melhorar!


Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...